O que você vai aprender
- Por que e para quem é necessário um portfólio.
- Qual é a diferença entre um portfólio e um currículo.
- Como montar um portfólio. O que incluir e o que não incluir.
- Onde criar um portfólio. Quais recursos podem ser usados para criar um portfólio.
- Como deve ser um portfólio.
Para quem é necessário um portfólio
Antes de convidar um candidato para uma entrevista, o recrutador quer ter certeza de que vale a pena investir tempo nele. Para isso, é necessário um currículo, carta de apresentação e teste, e às vezes até um portfólio.
O portfólio são exemplos dos seus melhores trabalhos: projetos, fotografias, textos, ilustrações e qualquer outra coisa. Eles ajudam o empregador a verificar as competências do candidato na prática e decidir se vale a pena conversar com ele ou não. Para o candidato, é mais uma oportunidade de mostrar ao recrutador o valor de sua experiência e habilidades.
Se explicarmos a diferença entre um currículo e um portfólio em poucas palavras, o currículo conta e o portfólio mostra. Por exemplo, um redator pode indicar no currículo que, durante seu tempo na empresa "Margarida", escreveu 120 artigos sobre saúde. Mas sobre o que são esses artigos, como são escritos e formatados, não está claro. O portfólio responde a essas perguntas: o empregador pode clicar no link, abrir alguns textos e ver se o redator escreve bem ou mal.
Em geral, um portfólio é necessário para profissionais de áreas criativas e digitais que têm algo para mostrar. Por exemplo, um designer pode mostrar logotipos, um arquiteto - edifícios projetados e um redator - exemplos de artigos. Se o resultado do seu trabalho pode ser visto, expresso, tocado - mostrar uma ilustração ou fornecer um link para um projeto - o empregador certamente vai querer ver seu portfólio.
Se o resultado do trabalho não puder ser mostrado, provavelmente um portfólio não será necessário. Por exemplo, o resultado do trabalho de negociadores e vendedores são negócios fechados. Neste caso, o empregador pedirá um teste para verificar as habilidades dos candidatos na prática.
Recomendamos criar um portfólio, mesmo que pareça que não há nada para mostrar e quase ninguém pede por ele.
Em primeiro lugar, isso ajudará a estruturar a experiência passada: relembrar projetos, tarefas e resultados - com números, métricas e realizações.
Em segundo lugar, ajudará a se preparar melhor para a entrevista e a criar uma apresentação pessoal para recrutadores e gerentes. Em vez de lembrar o que você fez e o que conseguiu, você poderá rapidamente selecionar situações que melhor se adaptam aos requisitos do cargo. Falaremos mais sobre isso no curso "Como se preparar para uma entrevista".
Em terceiro lugar, é uma boa prevenção contra a síndrome do impostor, quando parece que suas realizações são mérito de outras pessoas, e não de seus próprios esforços. De acordo com várias estimativas, 70% das pessoas sentiram a síndrome. Por causa disso, elas podem pedir um salário menor do que seus colegas e não compartilhar novas ideias. Por exemplo, o diálogo interno das pessoas com a síndrome do impostor pode soar assim:
"Parece que eu trabalho na empresa há cinco anos, mas não fiz nada excepcional. Então, pedir um aumento de salário ou uma nova posição não faz sentido. E em um novo emprego eles não vão pagar mais, eu não sou um especialista tão bom".
Psicoterapeutas ajudam a lidar com a síndrome do impostor. Se você se sentir um impostor e não conseguir se livrar dele - consulte um especialista.
Eis que o portfólio ajuda a lidar com os primeiros sinais de insegurança e a se convencer de que você é capaz de fazer algo. Quando você registra regularmente os resultados do trabalho com números e métricas, inevitavelmente começa a ver suas conquistas.
Aqui estão alguns exemplos de portfólios que profissionais disponibilizam publicamente. Veja como eles se parecem e quais tipos existem, siga os links e explore os sites.

Portfólio de designer gráfico feito em um site separado. O portfólio é simples e bem organizado para não tirar o foco dos próprios trabalhos.






Que trabalhos adicionar ao portfólio
No portfólio, você deve adicionar trabalhos concluídos, os melhores e maiores, relevantes para a vaga e o que você deseja fazer.
Melhores trabalhos são aqueles que trouxeram os melhores resultados. Geralmente, eles podem ser avaliados objetivamente - expressos em números e métricas. Por exemplo, você criou um site e aumentou as vendas da empresa em 20% ou escreveu um artigo e atraiu cinco novos clientes.
Às vezes, é difícil expressar resultados em números, mas eles ainda são significativos para você. Nesse caso, baseie-se na avaliação subjetiva. Por exemplo, você realizou um grande projeto que apresentou muitos desafios, mas os superou e ficou em primeiro lugar em uma competição. Ou você criou uma ideia que foi posteriormente implementada em todas as lojas da rede.
Relevantes são aqueles que se encaixam melhor nas exigências da vaga para a qual você está se candidatando. Digamos que uma empresa precise de um redator para escrever artigos sobre dinheiro e investimentos; não faz sentido adicionar ao portfólio textos sobre crianças, carros e comida. Caso contrário, o recrutador decidirá que você não é adequado.
Trabalhos que você deseja fazer. Você precisa convencer o recrutador de que já trabalhou com tarefas semelhantes e será capaz de lidar com elas no futuro. Imagine um designer gráfico. Anteriormente, ele criava logotipos profissionalmente, mas agora não quer mais fazer logotipos e sim projetar sites. Nesse caso, o portfólio deve incluir capturas de tela e links para sites que ele desenhou. E os exemplos de logotipos podem ser deixados para a entrevista - se a conversa chegar a esse ponto, o designer sempre poderá mostrá-los.
Concluídos. O empregador avalia você com base em trabalhos concluídos - aqueles que você realizou: escreveu um artigo, tirou uma foto, desenhou um logotipo. Por exemplo, um produtor de educação, junto com um especialista, desenvolve um curso sobre como se preparar para uma entrevista. Se o curso ainda não foi lançado, não vale a pena escrever sobre ele no portfólio - ainda não é um resultado, o projeto não está concluído.
Se você fez parte de um grande trabalho, deve ter uma parte lógica e concluída. Por exemplo, uma equipe criou um site e você escreveu todos os textos para ele. O mais importante é que seu papel no projeto tenha sido significativo. Se você criou apenas um título e todo o restante do texto foi escrito por outra pessoa, esse projeto não é adequado.
Às vezes acontece que você realizou um projeto, mas ele não foi implementado: o projeto foi congelado ou encerrado. Para o portfólio, isso não é um problema, você pode incluí-lo na lista de seus trabalhos. Por exemplo, um desenvolvedor de aplicativos recebeu a tarefa de criar uma carteira para um banco móvel. Ele concluiu seu trabalho, mas a empresa faliu e, portanto, o aplicativo não é mais necessário. Apesar disso, o trabalho está concluído e o desenvolvedor pode adicioná-lo ao portfólio.
Que projeto você adicionará ao portfólio?
Pense em qual projeto você adicionará ao portfólio. Talvez você já tenha algumas ideias - anote-as para não esquecer. Você poderá retornar a esta lição a qualquer momento e colocar as ideias em prática.
Nós recomendamos que você documente todos os projetos que realizou, ou seja, monte um "portfólio expandido", mas não para os empregadores, e sim para você mesmo. Anote:
- Quando e qual tarefa foi realizada.
- O que você fez.
- Quais dificuldades encontrou e como as superou.
- Quem te ajudou.
- Quais resultados foram alcançados - com números e métricas.
Esse tipo de portfólio ajudará a manter uma lista completa dos trabalhos realizados por você sempre à vista. Se o empregador quiser analisar mais a fundo sua experiência passada, você não precisará se lembrar do que aconteceu naquele projeto que todos gostaram. Você poderá abrir seu portfólio expandido e encontrar rapidamente as informações necessárias.
Além disso, você pode montar o portfólio conforme avança no trabalho. Por exemplo, a cada trimestre, liste e avalie o que você fez de interessante e significativo, quais projetos concluiu e quais resultados obteve.
O que fazer se não há nada para adicionar ao portfólio
Às vezes, não há nada para adicionar ao portfólio: por exemplo, se você acabou de se formar na universidade, está mudando de área ou profissão. Aqui está o que fazer nesse caso.
Crie uma tarefa para si mesmo, resolva-a e adicione o resultado ao portfólio. Faça um trabalho para si mesmo, um amigo ou parente. Por exemplo, um arquiteto iniciante pode criar a casa ideal para sua família, um designer pode criar um logotipo para um veículo de mídia estudantil e um profissional de marketing pode ajudar a promover o pequeno negócio de um parente. O importante é levar esse trabalho a sério, como se você estivesse fazendo isso não para si mesmo, mas para um cliente.
Добавьте тестовые задания. Пока вы ищете работу, вам наверняка предложат сделать несколько тестовых заданий. Вы можете показать их в портфолио, если это не запрещено договором. Например, копирайтеров часто просят написать статью на заданную тему или отредактировать кусок текста.
Участвуйте в конкурсах. Здесь есть четкая задача, ограничения и сроки — идеально для работы в портфолио. А если выиграете, еще и дадут приз. Иногда — от имени крупных компаний, ищущих себе сотрудников. Так можно и получить работу в портфолио, и заработать, и найти работу.
Поищите конкурсы по вашей специальности в интернете. Можно так и написать в поисковике: «конкурсы для дизайнеров» или «конкурсы для разработчиков».
Сделайте собственный проект. Подумайте, какая проблема вас беспокоит, что вам надоело до жути. Попробуйте ее решить и сделать проект, который поможет другим людям. Так у вас получится собственный проект. Например, дизайнер Илья Бирман сделал свою раскладку для клавиатуры. На ней удобно набирать типографские символы: разные кавычки, знаки тире, параграфа, копирайта. Бирман добавил проект в портфолио и помог всем, кто занимается текстами.
При этом совсем необязательно делать собственную программу или приложение. Можно сделать что-то простое, но полезное. Например, дизайнер может придумать и сверстать аккуратный плакат, который поможет соседям разобраться, кто обслуживает дом.

Типографская раскладка — пример собственного проекта в портфолио, хотя автор этого портфолио известный дизайнер, его репутация говорит сама за себя
O que fazer se você não pode falar sobre projetos
Em algumas empresas, antes de começar a trabalhar, é necessário assinar um NDA (Acordo de Não Divulgação). São informações que a empresa considera confidenciais e não deseja compartilhar fora da empresa. Por exemplo, indicadores financeiros, planos estratégicos ou projetos inteiros.
Normalmente, o NDA estabelece que todos os resultados do seu trabalho pertencem à empresa e não podem ser divulgados por um período específico. Quando esse prazo expirar, você poderá falar sobre essas informações. Se você falar antes disso, pode ser multado. O NDA pode ser um documento separado ou parte do contrato de trabalho. Antes de montar seu portfólio, recomendamos verificar os documentos.
Se você não assinou nenhum documento de não divulgação, é melhor ter certeza de que não está violando nada. Pergunte ao empregador se você pode falar publicamente sobre os resultados do trabalho. E se o projeto em que você participou já é público, ou seja, outras pessoas podem vê-lo, nada impede que você inclua um link e fale sobre o projeto em seu portfólio.
Em qualquer caso, ao descrever um projeto, não revele informações confidenciais - por exemplo, números exatos sobre quanto a empresa ganhou. Melhor indicar uma ordem aproximada. Por exemplo, se a empresa ganhou R$ 10.000, escreva "mais de R$ 7.000".
Se você assinou um acordo de não divulgação, tente descrever o projeto de forma muito breve - sem nomes ou números específicos, mas revelando a essência do que você fez.
Em vez de resultados específicos alcançados, você pode escrever o que aumentou ou diminuiu, o que cresceu ou diminuiu, e quantas vezes.
Por exemplo, um designer pode escrever algo como: "Projeto para uma grande empresa de fintech. Eu criei o logotipo, desenvolvi a identidade visual e fiz o design do novo site. Este site funcionou melhor do que o anterior, e a empresa ganhou 50% a mais com ele".
Aqui estão mais dois exemplos de projetos no portfólio sob NDA. Observe que o foco é no que o funcionário fez, e não exatamente onde ele fez isso. As descrições das tarefas e resultados são suficientes para o empregador entender a escala e complexidade do projeto.


No geral, trabalhar em projetos sobre os quais você não pode falar depois não é a melhor opção. Se você quiser mudar de emprego ou encontrar novos clientes como freelancer, será difícil comunicar o valor da sua experiência. Portanto, não recomendamos trabalhar em projetos que proíbem completamente a divulgação do seu trabalho. Para você, como profissional, isso pode ser crítico.
Como montar um portfólio
Dividimos o portfólio em simples e criativo, por convenção. Vamos entender as diferenças entre eles usando o exemplo de um redator.
No primeiro caso, ele pode simplesmente coletar links para seu trabalho e fornecer informações de contato. No segundo, pode criar uma estrutura e design para o portfólio, adicionar capturas de tela e links de cada projeto e descrever detalhadamente cada um deles, para que qualquer empregador entenda por que deve escolhê-lo.
Ambas as opções são válidas. Se você não tem energia ou tempo para criar um portfólio criativo e, em seguida, trabalhar em seu design, faça um simples. É melhor gastar tempo selecionando projetos adequados e explicando-os claramente. E se você tiver a oportunidade, faça um portfólio criativo e torne-o seu principal projeto. Aqui estão alguns pontos a serem observados ao montar ambos os tipos de portfólio.

Так можно оформить портфолио копирайтеру — аккуратно добавить ссылки на статьи

А вот так сделать портфолио креативнее
Descreva os projetos. Qualquer projeto deve ser descrito com foco nos benefícios que ele trouxe para a empresa. Por exemplo, assim: "Graças ao meu trabalho, o número de usuários dobrou; tornei o produto auto-sustentável em seis meses; reduzi os custos da empresa com a gestão de documentos em três vezes, graças à implementação de um novo programa".
A estrutura da descrição pode ser a seguinte:
- Nome do projeto.
- O que foi feito e para quem - se possível, indique o nome da empresa e descreva o que ela faz.
- Seu papel no projeto.
- Objetivo do projeto e informações iniciais que você tinha.
- O que foi alcançado. Se possível, expresse os resultados em números, indique indicadores-chave, prazos, conquistas, prêmios, classificações.
Pense na estrutura. Escolha uma lógica unificada para o portfólio: como você vai falar sobre seus projetos, quais números e métricas você mencionará e quais não. Por exemplo, descreva todos os projetos de acordo com a estrutura que sugerimos acima. Ou organize os projetos por categorias. Por exemplo, um portfólio de redator pode ter várias categorias: artigos, textos para sites, e-mails para newsletters, postagens em redes sociais. E em cada um deles - várias peças de trabalho descritas de acordo com a mesma estrutura.
Ilustre seu trabalho. Se possível, mostre o resultado final no portfólio. Por exemplo, se você criou um site, inclua um link para ele; se escreveu um artigo, um link para o artigo publicado; se tirou uma foto, mostre-a.
Alguns profissionais não têm nada para mostrar, como um recrutador. Os resultados do seu trabalho são os funcionários contratados pela empresa. Nesse caso, é necessário contar quais pessoas precisavam ser encontradas e o que o recrutador fez para resolver essa questão. E como ilustração, você pode anexar fotos de um funcionário feliz na nova empresa. Veja como descrever um projeto assim.

Соберите проекты в одном месте. Проще всего сделать портфолио в виде PDF-документа. Для этого нужно описать проекты в «Гугл-документах», «Ворде» или «Пауэр-пойнте», а потом сохранить файл в формате PDF. Это быстро и бесплатно, но портфолио придется рассылать по запросу — работодатель увидит портфолио, когда вы пришлете ему документ, и не сможет найти его в интернете. А еще такое портфолио неудобно пересылать друг другу: если рекрутер захочет отправить его руководителю, придется этот документ сначала скачать, а потом загрузить заново.
Гораздо удобнее пересылать ссылку на портфолио. В этом случае вы можете загрузить PDF-документ на «Гугл-диск» илиDropbox и делиться ссылкой на диск. Часто так поступают копирайтеры, веб-дизайнеры, иллюстраторы, фотографы, актеры.
Вместо PDF-документа вы можете сделать портфолио в «Ноушене» — это удобный и визуально приятный инструмент для управления проектами. В «Ноушене» много вариантов форматирования и можно сделать публичную ссылку, чтобы работодатель посмотрел портфолио, но не смог ничего в нем изменить. Чтобы оформить проекты в «Ноушене», не нужно платить и долго разбираться.
Лучший вариант — сделать персональный сайт. Для этого не придется разбираться в коде и дизайне, можно использовать конструкторы сайтов. Самые популярные — и Readymag. У каждого сервиса есть бесплатный тариф — вы можете собрать сайт и ничего за него не платить, но чтобы разобраться, потребуется больше времени, чем на PDF-документ или работу в «Ноушене».
Вы можете использовать и специализированные ресурсы. Например, дизайнеры часто публикуют портфолио на Dribbble или Behance, разработчики — на GitHub. Портфолио можно собрать даже в соцсетях. Например, разместить посты в Linkedin, разместить примеры работ и отзывы клиентов.
Reúna os projetos em um só lugar. A maneira mais fácil de criar um portfólio é no formato de documento PDF. Para isso, você pode descrever os projetos no Google Docs, Word ou PowerPoint e, em seguida, salvar o arquivo no formato PDF. É rápido e gratuito, mas você terá que enviar o portfólio por solicitação - o empregador verá o portfólio quando você enviar o documento e não conseguirá encontrá-lo na internet. Além disso, esse tipo de portfólio é inconveniente para enviar a outras pessoas: se o recrutador quiser enviá-lo ao gerente, ele terá que baixar o documento primeiro e, em seguida, carregá-lo novamente.
É muito mais conveniente enviar um link para o portfólio. Nesse caso, você pode carregar o documento PDF no Google Drive ou Dropbox e compartilhar o link para o arquivo. Copywriters, web designers, ilustradores, fotógrafos e atores costumam fazer isso.
Em vez de um documento PDF, você pode criar um portfólio no Notion - é uma ferramenta conveniente e visualmente agradável para gerenciamento de projetos. O Notion oferece muitas opções de formatação e você pode criar um link público para que o empregador veja o portfólio sem poder alterar nada nele. Não é necessário pagar ou gastar muito tempo para organizar os projetos no Notion.
A melhor opção é criar um site pessoal. Você não precisa entender de programação e design, pois pode usar construtores de sites. Os mais populares são e Readymag. Cada serviço possui um plano gratuito - você pode criar um site sem pagar nada, mas levará mais tempo para aprender do que com um documento PDF ou trabalhar no Notion.
Você também pode usar recursos especializados. Por exemplo, os designers costumam publicar seus portfólios no Dribbble ou Behance, enquanto os desenvolvedores os publicam no GitHub. Você também pode criar um portfólio nas redes sociais. Por exemplo, postar no LinkedIn, compartilhar exemplos de trabalho e depoimentos de clientes.

Так выглядит портфолио архитектора на Behance

А это публичное портфолио в «Ноушене». С помощью сервиса super.so документ в «Ноушене» можно превратить в сайт

Это портфолио собрали на Readymag — у сервиса есть отдельная страница с примерами работ

А это сайт иллюстратора на «Тильде». У этого сервиса тоже есть отдельная страница с работами других пользователей — можно посмотреть только портфолио.
Tarefa
Monte seu portfólio
Recomendamos montar um portfólio para todos: tanto para quem tem trabalhos a serem exibidos quanto para quem tem resultados de trabalho intangíveis. Abra o documento, siga as tarefas passo a passo e monte sua versão do portfólio.

O principal
- O portfólio é uma seleção dos melhores exemplos de seus trabalhos: projetos, fotos, textos, ilustrações. É outra oportunidade para o empregador verificar suas competências, então leve o portfólio a sério.
- Principalmente, o portfólio é necessário para profissionais criativos e digitais que têm algo a mostrar. No entanto, recomendamos criar um portfólio mesmo que pareça que não há nada para mostrar e você raramente é solicitado a fornecê-lo.
- No portfólio, você deve incluir trabalhos concluídos, os melhores e mais importantes, relevantes para a vaga e para o que você deseja fazer.
- Se não houver trabalhos para o portfólio - invente uma tarefa, use tarefas de teste, participe de concursos e crie seus próprios projetos.
- Ao descrever um projeto no portfólio, não divulgue informações confidenciais.
- A melhor opção para um portfólio é um site pessoal.