Free
version 0.4.10
Bate-papo com o responsável pela contratação
Bate-papo com o responsável pela contratação

Bate-papo com o responsável pela contratação

A entrevista com o responsável pela contratação, (muitas vezes algum(a) gestor(a) da área) é a etapa mais importante de todo o processo seletivo. É o momento dessa pessoa escolher com quem vai trabalhar e é o teu momento de entender exatamente como seria a nova função, suas tarefas e as expectativas da empresa. Vamos aprender como construir um diálogo com sua potencial nova liderança, como demonstrar sua experiência e como aprender o máximo possível sobre a empresa em apenas uma hora de conversa.

O que você vai aprender

  1. Por que é importante a entrevista com o responsável pela contratação?
  2. O que perguntar à sua potencial nova liderança?
  3. Por que é importante a entrevista com o chefe do gerente decisor?
  4. O que fazer se algo der errado?

Por que é importante a entrevista com o responsável pela contratação?

O responsável pela contratação normalmente é algum(a) gestor(a) do departamento ou área em que você trabalhará. É a pessoa mais interessada em encontra alguém adequado para sua equipe o mais rápido possível. Se a equipe sofre falta de mão de obra, isso significa que os colaboradores atuais estão sobrecarregados ou pode até significar que, no momento, ninguém está tomando conta dessa demanda de trabalho. Em ambos os casos, são riscos pelos quais os gestores de área são responsáveis e é por isso que devem selecionar tão cuidadosamente os candidatos que melhor se encaixariam na posição.

Em uma situação de entrevista, geralmente, os recrutadores fazem perguntas mais formais, mesmo que tenham um bom conhecimento técnico da profissão, enquanto o responsável pela decisão de contratar ou não o candidato foca em se aprofundar mais nos detalhes da posição. O segundo sabe bem sobre o volume de trabalho da equipe e de cada profissional em particular e, a partir disso, consegue avaliar as competências necessárias e a experiência de um possível colaborador de uma forma mais pratica do que os demais participantes do processo seletivo.

Imagine que você está respondendo às perguntas STAR do recrutador: explicando a situação, a tarefa, suas decisões e resultados. Se você escolher um caso relevante e expressar os resultados em números e fatos, provavelmente será suficiente para o recrutador realizar uma avaliação sua. Mas, para o responsável pela contratação, isso é apenas o começo.

Vamos analisar alguns exemplos. Para isso, voltaremos às respostas do candidato hipotético da segunda aula. 

Diálogo com o recrutador e o responsável pela contratação usando a técnica STAR

Com base nessa série de perguntas e respostas, podemos perceber que o número de compras repetidas aumentou porque as vendas em geral aumentaram - com isso, entendemos que o envio de e-mails não teve um grande impacto. O recrutador podia não ter entendido isso, mas o responsável pela contratação rapidamente conseguiu identificar a questão com algumas perguntas adicionais.

Caso você deseje transmitir o real valor de sua experiência ao responsável pela contratação, pense com antecedência sobre o que você precisa contar, considerando o contexto dos requisitos do cargo. Aqui, você pode usar as conquistas e casos significativos que você anotou na segunda aula e aprimorou na terceira. Por exemplo, mencione:

  1. como você conseguiu migrar completamente os processos da empresa para trabalho remoto durante o início da pandemia da COVID;
  2. como você planejou a construção de um novo depósito;
  3. como você lançou um novo produto no mercado chileno;
  4. sobre o contrato com um grande cliente nacional.

Durante a entrevista, mantenha essa lista que você preparou à vista. Se sentir que a conversa não está abordando pontos importantes da sua experiência, comente sobre eles, mesmo que o líder da área não lhe tenha feito uma pergunta direta sobre o assunto. Por exemplo, fale assim: "acho que é importante mencionar mais um ponto aqui...".

O que dizer ao responsável pela contratação?

Talvez você já tenha algumas ideias sobre o que contar ao seu possível futuro gestor. Anote-as aqui para não perdê-las de vista.

O que o responsável pela contratação quer saber?

Durante a entrevista, o responsável pela contratação quer ter certeza de que você pode lidar com o trabalho proposta da vaga. Para convencê-lo, relacione sua experiência anterior com as tarefas atuais da empresa. Veja como fazer isso de uma forma simples:

Primeiro: peça conselhos ao recrutador. Pergunte como você poderia se preparar melhor para a entrevista, quais perguntas o gestor da área geralmente faz e em quais aspectos e habilidades você deve se concentrar em comentar sobre.

Segundo, pesquise sobre o próprio gestor da área. Onde e com quem ele já trabalhou, de quais grandes projetos da empresa ele participou recentemente e como sua carreira se desenvolveu ao longo dos anos. Para isso, verifique as páginas desse profissional no LinkedIn ou Instagram e, caso tenha conhecidos em comum, peça dicas a eles. Isso te ajudará a entender melhor quem esse profissional é, especialmente se o recrutador não respondeu às suas perguntas do primeiro ponto. Durante essa pesquisa, talvez você encontre alguns tópicos em comum que possam ser introduzidos na conversa de maneira sutil.

Terceiro, esteja preparado para responder as perguntas. Na maioria das vezes, os responsáveis pela contratação usam um funil de perguntas, indo do assunto mais geral ao mais específico. Veja como responder a cada tipo de pergunta:

Pergunta introdutória ou frase. Geralmente na forma de um "Fale sobre você" ou "Fale sobre suas experiências". Uma apresentação sobre si mesmo preparada com antecedência te auxiliará nessa reposta. O mais importante é ter certeza de que você menciona suas experiências mais relevantes e semelhantes à vaga proposta. Seja objetivo e foque em fatos mais recentes, essa será sua vantagem competitiva, pois, a partir dessa pergunta, muitos candidatos resolvem traçar uma linha do tempo cronológica e demorada sobre toda a experiência profissional de suas vidas.

Ao formular sua resposta a esse tipo de pergunta, caso não tenha enfrentado tarefas semelhantes antes, concentre-se no que você sabe sobre a nova área e como você imagina seu desenvolvimento dentro dela. 

Provavelmente, o responsável pela contratação não interromperá você durante sua resposta e permitirá que você termine de falar. Portanto, recomendamos que preste atenção às suas reações durante sua fala. Se perceber que seu interlocutor está distraído, entediado e não está mais ouvindo atentamente, acelere e chegue ao fim da resposta de forma mais objetiva. Nesse caso, não faz mal pular alguns detalhes menos importantes, permitindo logo que o responsável pela contratação passe para as perguntas mais específicas.

Questões específicas. Nessa etapa da conversa, há dois possíveis cenários:

1 - O responsável pela contratação fará perguntas específicas da área com base nas informações disponíveis no seu currículo. Nesse caso, ele mencionará fatos e resultados que você mesmo escreveu sobre si e fará perguntas sobre isso. Por exemplo: "Você trabalhou na empresa X, conte-nos sobre a conquista mais significativa dessa experiência" ou "Você escreveu aqui que, como gerente de vendas, aumentou a base de clientes em 25% - conte-nos mais sobre como isso aconteceu”. Ou;

2 - O responsável pela contratação formulará perguntas com base nas competências importantes para esse cargo específico. Nesse caso, as perguntas serão semelhantes ao método STAR. Por exemplo: "Você já teve que desenvolver tal coisa?" ou "Você já trabalhou com o sistema Y?".

Em ambos os casos, a devolutiva desejada são respostas claras e específicas com detalhes profissionais. Para entender melhor o que o responsável pela contratação quer ouvir, tente se colocar no lugar dele. Imagine que você está contratando um novo funcionário - qual resposta mostraria que o candidato sabe do que está falando?

Às vezes, os próprios responsáveis pela contratação pulam a parte introdutória da entrevista e começam com perguntas específicas imediatamente. Nesse caso, você não poderá realizar sua apresentação sobre si mesmo que havia planejado, mas não se preocupe. Para esse tipo de pergunta bastará uma lista de casos e conquistas preparada com antecedência.

Por exemplo, imagine um profissional de Marketing que está se candidatando a uma vaga. A empresa precisa de alguém que traga sistematização e indicadores claros para o trabalho do departamento. Além disso, será necessário implementar novas ferramentas mais complexas.

Na entrevista com o diretor da área, o candidato se prepara para se apresentar, mas o responsável pela contratação não dá essa oportunidade, pulando as questões introdutórias e indo direto ao ponto que lhe interessa.

"Eu conversei brevemente com o recrutador sobre sua experiência - algumas coisas já estão claras para mim e outras eu gostaria de discutir contigo. Vamos começar com a história de como você trabalhou com a base de clientes e lançou um mailing para aumentar o número de compras repetidas. Por gentileza, me explique como esse projeto aconteceu".

Nesse momento, é importante para o candidato comparar a pergunta do gestor de área com os requisitos da vaga, que ele já conhece. Dessa forma, será possível direcionar sua resposta comentando sobre como sua experiência exata pode ajudar a empresa a resolver questões atuais. Aqui está o que ele responde:

"Sim, lançamos um mailing. Naquela época, a empresa tinha uma base de clientes que estava crescendo constantemente, mas nada estava sendo feito com ela. Sugeri que nos comunicássemos regularmente com essa base por meio de e-mails para aumentar as vendas repetidas. Inicialmente, queríamos melhorar especificamente esse indicador - a porcentagem de clientes que já haviam comprado antes e voltaram para outra compra. E conseguimos - as vendas repetidas aumentaram 400%."

Mais tarde, descobrimos que a base incluía clientes que nunca haviam comprado conosco antes - eram públicos diferentes. Mas isso nos beneficiou - a porcentagem de vendas iniciais aumentou 150%. Foi através do envio de e-mails que as compras começaram a acontecer com mais frequência - as vendas aumentaram de 10% para 36%. Para alcançar tais indicadores, utilizamos mecânicas padrão: enviamos notícias, códigos promocionais e ofertas exclusivas.

"Até onde eu entendo os objetivos da empresa, vocês também planejam promover seus produtos e aumentar as vendas usando a base de clientes. Acho que essa mecânica se encaixa bem aqui..."

João conseguiu conectar com sucesso sua experiência passada com as tarefas que ele enfrentará em seu novo cargo. Além disso, compartilhou soluções para essas tarefas. A fórmula é simples: experiência passada → tarefas da vaga → possíveis soluções para essas tarefas. Quanto mais dessas conexões você tiver em suas respostas, mais forte será a ideia de que você é o candidato certo que entende tudo e com certeza terá sucesso.

Ao mesmo tempo, o responsável pela contratação pode começar a falar sobre o futuro. A pergunta mais comum sobre isso é: "Se recebermos uma oferta, como você organizará o trabalho nos primeiros três meses?" Vale a pena preparar a resposta com antecedência: antes da entrevista, liste todas as tarefas da vaga e encontre as teses da conversa com o recrutador, depois escreva em detalhes como resolverá cada uma delas. Por exemplo, pense em onde encontrar informações, como planejar o trabalho, de quem precisará de ajuda e quando esperar ver os primeiros resultados.

O que perguntar ao responsável pela contratação

Você pode aprender o máximo de detalhes sobre o trabalho futuro na entrevista com o responsável pela contratação - entender o que terá que fazer, que dificuldades superar e o que esperam de você. Não perca essa oportunidade, faça perguntas ao seu potencial líder. E anote as respostas para relê-las após a entrevista e tomar uma decisão ponderada sobre trabalhar nesta empresa.


Por que é necessário uma entrevista com o gerente do responsável pela contratação

Na maioria das empresas, você terá que passar por três entrevistas: com o recrutador, o responsável pela contratação e o líder deles. Mas às vezes, há etapas intermediárias de seleção nesta cadeia. Por exemplo, entrevistas adicionais, centros de avaliação e até mesmo um dia de teste no trabalho. Falaremos sobre essas etapas em outro módulo, e neste, vamos nos concentrar na entrevista com o gerente do responsável pela contratação.

A entrevista com o líder superior é a mais importante. Em uma corporação, pode ser o diretor da área e, em uma pequena empresa, o próprio fundador. Na maioria das vezes, é dele que depende se você será contratado ou não.

Na entrevista, o diretor verifica a escolha do responsável pela contratação - faz perguntas adicionais, presta atenção a pontos significativos que podem ter sido perdidos nas entrevistas anteriores. Por exemplo, imagine que um candidato atenda totalmente aos requisitos da vaga do ponto de vista profissional, mas ninguém percebeu que ele não gosta de trabalhar em equipe. E isso é uma parte importante do trabalho do especialista nesse papel. O líder pode perceber isso e avaliar o candidato com base nos objetivos estratégicos da empresa.

A reunião será mais formal se o líder confiar no responsável pela contratação e mais detalhada se não houver total confiança. Ou se o seu líder em potencial é novo na gestão da equipe. De qualquer forma, recomendamos levar esse encontro a sério.

O que acontece na entrevista com o gerente do responsável pela contratação

Na reunião com o responsável pela contratação, pergunte se haverá uma entrevista com o líder e, se sim, como se preparar melhor para ela. Em seguida, siga o mesmo plano: reúna uma lista de tópicos importantes, saiba mais sobre o diretor e esteja preparado para responder às perguntas. Mas aqui podem ocorrer dificuldades.

O responsável pela contratação e o diretor não concordaram sobre o tipo de candidato necessário. Você pode perceber isso se parecer que está passando por entrevistas para duas vagas completamente diferentes. Por exemplo, um líder espera que você assuma a promoção da empresa nas redes sociais, enquanto o outro espera a promoção da empresa como um todo.

Neste caso, não depende de você: o problema deve ser resolvido do lado da empresa. Se os candidatos selecionados pelo responsável pela contratação forem rejeitados repetidamente pelo líder, o recrutador começará a pensar e buscará ações coordenadas. Por sua parte, você pode apenas fazer perguntas adicionais ao recrutador - esclarecer o que esperar e para o que se preparar.

O responsável pela contratação nunca selecionou funcionários. Na prática, isso parece: você teve uma conversa agradável com o responsável pela contratação, se despediu como melhores amigos e está praticamente certo de uma oferta, mas na reunião com o líder, você responde a várias perguntas.

Neste caso, também é importante conversar com o recrutador. Antes da entrevista, pergunte a ele quanto tempo o responsável pela contratação tem gerenciado a equipe e quais funcionários ele entrevistou - é uma pergunta adequada. Se o responsável pela contratação tiver pouca experiência, prepare-se para uma entrevista séria com seu líder e tente aprender o máximo possível sobre ele.

O responsável pela contratação não se importa se a vaga será preenchida ou não. Aqui pode haver várias razões: ele planeja se demitir, não entende por que precisa dessa contratação ou é apenas uma pessoa desse tipo. Se na entrevista com o responsável pela contratação literalmente nada aconteceu, você foi questionado formalmente e não recebeu respostas específicas, mas foi chamado para a próxima etapa - este é o caso.

Se você encontrar esse problema, pense se vale a pena ir para a próxima etapa. Se decidir ir - compartilhe suas preocupações com o recrutador e peça conselhos. Diga que a conversa com o responsável pela contratação pareceu formal, você não aprendeu quase nada e se sente inseguro antes da próxima etapa.

O que pode dar errado

A entrevista com o recrutador geralmente ocorre sem problemas, pois ele sabe como selecionar funcionários, mas com o responsável pela contratação, tudo pode sair do planejado. Aqui está o que fazer se algo der errado.

Falta de tempo. Às vezes, devido à alta carga de trabalho, o responsável pela contratação tem apenas 30-40 minutos para a entrevista. Para não se encontrar em uma situação em que a entrevista acabou e você mal teve tempo de falar sobre si mesmo, verifique no início da reunião quanto tempo você tem. Se não for suficiente, ajuste sua apresentação ou respostas.

E pode ser que você tenha tempo suficiente, mas o responsável pela contratação tinha muitas perguntas e você não teve tempo para fazer as suas. Neste caso, peça ao responsável pela contratação para ficar mais 5-10 minutos ou sugira fazer perguntas um pouco mais tarde - por meio do recrutador ou diretamente.

O responsável pela contratação terminou a entrevista rapidamente. Raramente a entrevista dura apenas 15 minutos, mas vocês apenas se apresentaram e responderam a algumas perguntas, e já estão se despedindo. A maioria dos gerentes de contratação entende o valor de uma conversa profunda com um candidato - para avaliá-lo adequadamente e causar uma boa impressão da empresa, mesmo que já esteja claro que o candidato não é adequado. Mas há exceções. Por exemplo, quando fica claro nos primeiros minutos que você não se encaixa.

De qualquer forma, recomendamos perguntar educadamente por que a entrevista está terminando, já que você ainda não falou sobre sua experiência. Além disso, pergunte ao recrutador o que faltou para o líder conduzir uma entrevista completa.

Não conseguiu se conectar com o líder. Às vezes, o interesse mútuo surge naturalmente nos primeiros minutos da entrevista. Mas pode acontecer que o líder esteja entediado, não preste atenção ao que você diz, se distraia com o telefone ou, se a entrevista for remota, desligue a câmera. Isso não é comum, mas às vezes acontece.

Se você se encontrar nessa situação, tente amigavelmente trazer o entrevistador de volta ao contexto. Faça a ele uma pergunta envolvente, por exemplo: "Tem algo que eu disse que não ficou claro? Sabe, eu lido com isso o tempo todo, mas pode ser que não faça sentido para quem está de fora. Me avise se você se perder nas minhas palavras" ou "Estou entrando em muitos detalhes? O que devo destacar? Me avise se você ficar entediado".

As informações sobre a vaga estavam incorretas. Por exemplo, você diz que planeja resolver um problema e ouve em resposta que não precisa fazer nada parecido nesse papel. Nesse caso, você pode se desculpar e redirecionar a conversa. Diga ao líder que, já que isso aconteceu, seria ótimo ouvir sobre as tarefas dele - para que vocês se entendam completamente.

Você não entende as perguntas do líder. A entrevista é um diálogo e, em qualquer diálogo, você pode não entender o interlocutor. Além disso, algumas pessoas têm dificuldade em formular pensamentos. Portanto, você sempre pode esclarecer algo com uma frase como: "Não entendi direito, você pode repetir...?"

Às vezes, o líder faz uma pergunta para ver sua reação e raciocínio. Por exemplo, ele pergunta de repente quantas bolas de tênis cabem em uma sala. Se você ouvir perguntas assim, não se perca. Tente pensar sobre uma possível solução em voz alta.

Você não teve a oportunidade de fazer perguntas. Nem todo responsável pela contratação reserva tempo para suas perguntas - parece que o recrutador já contou tudo. Se o líder perguntou sobre tudo e começou a se despedir, e você quer esclarecer algo, peça para ele ficar mais um pouco. Geralmente, os gerentes de contratação encontram 5-10 minutos para responder às perguntas. Se não houver tempo, sugira retornar a elas mais tarde - através do recrutador

O principal

  1. O responsável pela contratação é o seu potencial líder. Ele está procurando alguém para a equipe para resolver tarefas específicas. O responsável pela contratação sabe mais sobre a vaga do que qualquer outra pessoa e toma a decisão final sobre a oferta.
  2. Na entrevista, o responsável pela contratação quer ter certeza, em primeiro lugar, que você pode lidar com o trabalho. Para convencê-lo, relacione sua experiência passada com as tarefas atuais da empresa.
  3. Não perca a oportunidade de fazer perguntas ao responsável pela contratação para saber mais sobre a vaga e a empresa. É melhor prepará-las com antecedência.
  4. A entrevista com o líder do responsável pela contratação ajuda a ter certeza de que você é adequado.
  5. Sempre algo pode dar errado. Independentemente da situação, tente encará-la de forma amigável e com bom humor - às vezes o que parece estranho para nós é normal para o interlocutor.


TESTE


Teste

Você conseguiria fazer uma entrevista com sucesso?

As entrevistas com o recrutador e o responsável pela contratação são fases obrigatórias do processo seletivo na maioria das empresas. O recrutador quer verificar se você preenche os requisitos formais da vaga e compartilha dos valores da empresa. O responsável pela contratação quer certificar-se de que você está à altura do cargo e de que se enquadraria na equipe. Veja se consegue convencê-lo de que é o candidato mais adequado.

Imagine que se candidatou a uma vaga e recebeu a tão esperada ligação de um recrutador. Durante a conversa, falou brevemente sobre a sua experiência, conheceu uma pouco mais sobre a vaga e agora o recrutador te pergunta qual seria sua pretensão salarial. O que você responderia?

  • Eu faria uma contra pergunta: "Existe já um escopo salário previsto para a vaga?".
  • Eu diria que formularei a minha pretensão salarial mais perto das fases finais do processo seletivo depois de conhecer melhor sobre a vaga
  • Eu responderia com um intervalo de valores 15-20% mais do que recebia no meu último emprego

Você passou com sucesso a entrevista inicial com o recrutador e ele te convidou para a fase seguinte presencialmente no escritório da empresa. Você parecia ter tudo dentro do planejado, mas houve um engarrafamento e se atrasou um pouco. O que fazer?

  • Um atraso inferior a dez minutos não é assim tão grave - o recrutador provavelmente não vai se incomodar com isso
  • Telefonar ou enviar uma mensagem ao recrutador para dizer que vou chegar atrasado e pedir desculpa
  • Se me atrasar, já está arruinado - não preciso mais ir

Você está um pouco atrasado, mas consegue chegar ao escritório. Na entrevista, o recrutador te pergunta porque você deseja mudar de emprego. A realidade é que você não tem uma boa relação com o seu novo diretor. O que dizer ao recrutador recrutador?

  • A verdade - não se deve mentir numa entrevista. Decido dizer que não trabalho bem com o meu novo chefe.
  • Direi que a empresa está indo muito bem, por isso não tenho certeza se devo sair ou não. Não vou deixá-los pensar que estou em desespero.
  • Digo que estou à procura de novos desafios profissionais e que não creio que haja nenhum na empresa atual. Haviam sido acordadas tarefas e cursos extras com o diretor anterior, mas ele saiu e o novo diretor não deu continuidade ao acordo.

O recrutador faz uma pergunta do tipo "Já esteve numa situação em que...", mas você não teve essa situação exata na sua experiência profissional. O que fazer?

  • Confesso que nunca estive numa situação dessas
  • A resposta seria que não estive em situações desse gênero. Mas sugiro que proponha outro caso que possa ajudar o recrutador a avaliar a competência que ele deseja compreender
  • Uma vez que o recrutador parte do princípio de que tal situação ocorreu, não devo frustrar as suas expectativas. Vou dar uma resposta vaga e inventar pormenores à medida que for avançando

A entrevista com o recrutador correu bem, e você foi convidado para uma entrevista com o diretor de contratação. O potencial diretor inicia a entrevista com a frase "fale sobre você". Você fez uma apresentação preparada, mas vê que ele está aborrecido e distraído com o telefone. Como agir?

  • Interrompo e tento chamar a atenção do gestor de contratação com uma pergunta. Por exemplo: "Estou entrando em muitos detalhes? Me diga se estiver entediado".
  • Eu continuo - ele vai estar interessado no final.
  • Faço uma pausa e espero que o diretor de contratação termine o seu trabalho.

O diretor de contratação aponta um caso da sua experiência passada e te pede números concretos, mas você não sabe. Como sair desta situação com sucesso?

  • Vou dizer números “teste” - que diferença faz se todo o resto for verdade
  • Vou dizer que não sei os números exatos, explicar a razão e dar uma ordem aproximada
  • Isto não acontecerá - não compartilharei em entrevistas o que não posso verificar com números exatos

A entrevista com o recrutador foi muito limitada no tempo - teve tempo para falar sobre si, mas não teve tempo para fazer as suas perguntas. E é importante para você saber mais sobre as tarefas. O que fazer?

  • Digo que preciso esclarecer algumas coisas e faço as perguntas. Afinal, uma entrevista é um diálogo, não uma prova. Penso que o contratante compreende isso.
  • Pergunto se temos mais 5 a 10 minutos para as minhas perguntas. Se tivermos, peço ao contratante para continuar a entrevista, se não, sugiro que voltemos a ela mais tarde ou se posso mandar minhas dúvidas por e-mail
  • Fico sem fazer minhas perguntas, afinal só seria importante saber disso caso eu fosse aceito em futuras fases do processo seletivo

A entrevista com o recrutador correu bem! Você foi convidado para a fase seguinte - a entrevista com o supervisor do diretor de contratação. Durante a entrevista, o diretor pergunta como você deseja evoluir na empresa. Você ainda não teve tempo para pensar nisso e, francamente, gostaria de trabalhar primeiro antes de planejar o futuro. O que você vai dizer na entrevista?

  • Vou dizer as coisas como elas são, e sugerir que as discutamos daqui a um ano ou um ano e meio
  • Não se fazem perguntas assim sem mais nem menos - ele quer medir a ambição. Direi que, passado algum tempo, desejo assumir um cargo de gestor de contratação
  • Direi que ainda não tive tempo para pensar nisso 

7/8

Você é um profissional sênior!

Uau! Parece que você aperfeiçoou as suas capacidades de entrevista em 100% e está preparado para qualquer recrutador, mesmo o mais exigente. É hora de passar da teoria à prática.