Free
version 0.4.10
Estudando as etapas de seleção para a vaga
Estudando as etapas de seleção para a vaga

Estudando as etapas de seleção para a vaga

Neste módulo, vamos descobrir o que esperar de um processo seletivo, como entender quantas etapas você enfrentará e não se surpreender se algo não sair conforme o planejado.

O que você vai aprender

  1. Como as empresas selecionam seus colaboradores.
  2. Quem participa do processo de seleção e porquê.
  3. Como se preparar para uma entrevista.
  4. Como saber se algo está errado.

Como as empresas selecionam seus colaboradores

Às vezes, parece que você está prestes a ser contratado, mas o empregador marca uma nova entrevista, e depois outra. As perguntas são sempre as mesmas, e não fica claro quantas entrevistas ainda haverá - o processo de contratação continua se arrastando e se arrastando.

Tais situações não são incomuns. Antes de contratar um novo funcionário, uma grande empresa realiza em média três etapas de seleção, mas às vezes pode chegar a dez. Nesta lição, vamos descobrir o que esperar do processo de contratação, como entender quantas etapas de seleção você enfrentará e não se surpreender se algo não sair conforme o planejado.

A seleção de pessoal varia pouco de empresa para empresa. O empregador começa a procurar funcionários quando um funcionário atual sai ou quando a empresa está expandindo - o negócio tem novas tarefas e posições. E termina quando o novo funcionário assina os documentos e começa a trabalhar.

O movimento entre esses dois pontos pode ser diferente, mas geralmente consiste em uma sequência lógica de passos.

Publicação da vaga. O recrutador cria uma descrição da vaga com base no pedido do responsável pela contratação, ou seja, o gestor da área em que o novo funcionário trabalhará. O anúncio da vaga é publicado em sites de emprego como catho.com.br e vagas.com.br, nas redes sociais da empresa, Linkedin e outras fontes. Falamos em detalhes sobre onde as empresas publicam vagas na seção "Como encontrar uma vaga adequada e falar sobre si mesmo".

Estas são as responsabilidades e requisitos para um candidato à vaga de designer instrucional do departamento de treinamento.

Coleta de respostas. Candidatos em potencial enviam seus currículos para a empresa. O recrutador, um especialista em seleção de pessoal, os recebe e analisa. Nesta etapa, ele cria uma lista de candidatos adequados com os quais planeja conversar.

Triagem. Esta é uma entrevista preliminar com o recrutador que ajuda a verificar se os candidatos selecionados atendem aos requisitos críticos da empresa. Por exemplo, se o especialista sabe trabalhar com sistemas de análise ou qual é o nível de proficiência em inglês dele. Nesta etapa, a lista de candidatos adequados diminui. Aqueles que permanecem são convidados para uma entrevista.

Entrevista com recrutadores. Nesta etapa, o recrutador compara detalhadamente a experiência do candidato com os requisitos da vaga, avalia suas competências e motivação. O principal objetivo desta etapa é avaliar suas habilidades e ter certeza de que você é o candidato certo para apresentar ao responsável pela contratação.

É importante obter o apoio do recrutador aqui. Ele estará com você durante todas as etapas, desde a resposta até a oferta: fornecer feedback, apresentar sua candidatura ao gerente e outros participantes da seleção. Falaremos mais sobre isso na lição.

Entrevista com o responsável pela contratação. Esta é a etapa chave de todo o processo de contratação. O responsável pela contratação procura um especialista com quem trabalhará constantemente. Ele sabe exatamente que tipo de pessoa é necessário e quais tarefas precisam ser realizadas, então geralmente faz perguntas profissionais. Por exemplo, um desenvolvedor receberá uma task para verificar como ele faz um código, quão rápido ele aprende e como se comunica com a equipe.

Para você como candidato, esta é a entrevista mais valiosa em termos de conteúdo. Você descobrirá o que precisa fazer, quais problemas resolver, com quem trabalhar - ninguém pode falar sobre isso melhor do que o chefe do departamento.

Entrevista com o gerente do responsável pela contratação. Geralmente, esta etapa é necessária para confirmar a escolha do responsável pela contratação e relacionar o candidato em potencial ao contexto mais amplo da empresa. Por exemplo, aplicar suas competências a tarefas estratégicas e avaliar as perspectivas na empresa. Para você, é uma oportunidade de vislumbrar o futuro e entender quem influenciará sua carreira nesta empresa.

Entrevistas adicionais. Se as principais tarefas do futuro funcionário envolverem interação com outros funcionários da empresa, entrevistas também serão realizadas com eles. Por exemplo, se você é um gerente de projeto e sua tarefa é controlar o desenvolvimento do aplicativo, você terá que conhecer a equipe de desenvolvimento e seu líder, embora vocês trabalhem em departamentos diferentes.

Entrevistas adicionais também são realizadas quando a empresa não consegue escolher entre você e outro candidato ou não tem certeza de que você se encaixa completamente nos requisitos da vaga.

Para você, qualquer encontro como esse é uma oportunidade de mergulhar no contexto da empresa, aprender mais sobre ela e tomar uma decisão mais ponderada: seguir para a próxima etapa de seleção ou não.

Outras etapas de seleção - testes, centro de avaliação, solução de casos, tarefas de teste - ajudam a empresa a observar o candidato em um ambiente o mais próximo possível do trabalho. Isso permite que o empregador avalie as habilidades do candidato na prática e tome uma decisão de contratação com base não apenas na opinião dos entrevistadores, mas também em fatos concretos.

Muitas vezes, os candidatos recebem uma task ou teste: são apresentados um problema e um prazo para trabalhar de forma independente e, em seguida, apresentar a solução no escritório. Geralmente, é dada uma semana para a tarefa de teste, incluindo fins de semana. Por exemplo, um profissional de marketing pode ser convidado a escrever uma estratégia para uma das marcas da empresa, um gerente de atendimento ao cliente - para expandir a base de compradores, um analista - para recompilar dados brutos e tirar conclusões a partir deles.

Oferta. É uma oferta de emprego. Nesta fase, a empresa elabora uma lista de condições e tarefas para o novo funcionário. Você aceita e começa a trabalhar ou recusa e busca algo mais adequado.

Na maioria das empresas, é obrigatório conduzir entrevistas com o recrutador e o responsável pela contratação, e tudo o mais depende da empresa e do papel para o qual você está se candidatando. Mas o princípio é o seguinte: quanto maior a empresa e o papel, mais etapas você terá que passar para obter uma oferta.

Se a empresa realmente precisa de um funcionário, várias etapas podem ser combinadas em uma. Para saber exatamente o que esperar, recomendamos que você pergunte ao recrutador, já na primeira conversa, quantas etapas de seleção o aguardam e quando a empresa planeja fechar a posição.

Nas próximas lições do curso, falaremos em detalhes sobre como passar com sucesso por todas essas etapas para receber uma oferta. E neste - vamos começar a nos preparar para a entrevista.

Quem participa do processo de seleção e porquê

O número de etapas e pessoas envolvidas pode variar de empresa para empresa, mas há princípios comuns. Na maioria das vezes, o processo de seleção envolve o recrutador, o responsável pela contratação e seu supervisor - vamos falar mais sobre eles.

Recrutador - especialista em seleção de pessoal. Em empresas menores, todo o ciclo de seleção de pessoal é realizado apenas pelo recrutador - ele procura funcionários, avalia, contrata e adapta. Em empresas maiores, o recrutador pode lidar apenas com a busca, enquanto a avaliação dos candidatos e sua adaptação na empresa serão de responsabilidade do RH - gerente de pessoal que desenvolve a cultura corporativa e ajuda os funcionários a crescer dentro da empresa.

Pode acontecer que o recrutador conduza a triagem e a entrevista seja conduzida pelo recrutador e pelo RH. Às vezes, após uma breve conversa por telefone, o recrutador convida o candidato que gostou para uma entrevista, na qual o responsável pela contratação se junta. Eles podem não avisá-lo sobre isso - isso é normal. Esteja preparado para o fato de que a entrevista nem sempre acontece um a um, você pode enfrentar toda uma comissão.

Responsável pela contratação. Este é o chefe do departamento onde um funcionário está sendo procurado. Ele entende melhor do que os outros o contexto e as tarefas que o funcionário terá que resolver. Por exemplo, se a empresa está procurando um redator, o responsável pela contratação será o redator-chefe; se for um desenvolvedor, será o líder da equipe.

Supervisor do responsável pela contratação. Esta é a pessoa que lidera o departamento do responsável pela contratação e toda a direção da empresa. Ele entende melhor do que os outros os objetivos estratégicos da equipe e vê o quadro geral um pouco mais amplo do que o chefe do departamento. Por exemplo, o diretor de conteúdo é responsável por todo o conteúdo da empresa e toma decisões relacionadas ao editor-chefe e redatores. Já o diretor técnico é responsável por todos os departamentos de desenvolvimento.

Quem quer que você vá encontrar, não encare como um obstáculo no caminho para a oferta desejada, mas como uma oportunidade de entender melhor a estrutura da empresa. As etapas de seleção ajudam você a tomar uma decisão mais ponderada - se esta empresa é o caminho certo para você ou não.

Por exemplo, imagine uma situação: em uma das entrevistas, você percebe que todos os entrevistadores estão nervosos e também falam muito sobre resultados rápidos e mencionam prazos irreais. Você não gosta disso, está acostumado a trabalhar com calma e fazer tudo com antecedência. Aqui vale a pena tirar conclusões, fazer perguntas adicionais e prestar mais atenção ao empregador.

Ou você pode simplesmente não se dar bem com o futuro chefe. Você terá que trabalhar com ele todos os dias, e você já não pode suportá-lo. É ótimo descobrir isso na entrevista e não no primeiro dia de trabalho.

Como se preparar para uma entrevista

Nos próximos capítulos deste curso, falaremos detalhadamente sobre cada etapa da entrevista, mas por enquanto, vamos nos concentrar nas regras gerais de boas maneiras.

Estude a empresa. É necessário se preparar para a entrevista. Antes da entrevista, leia atentamente a descrição da vaga e tente aprender o máximo possível sobre a empresa, seus produtos e cultura corporativa.

Não há uma instrução universal aqui. Recomendamos estudar o site oficial da empresa, suas páginas nas redes sociais e as últimas notícias sobre a empresa. Se você não sabe onde encontrar esses recursos, peça conselhos em chats profissionais no Telegram, Linkedin ou pesquise em um mecanismo de busca usando a consulta "notícias da empresa 'Margarida'".

Além disso, colete informações sobre a empresa com base em sua área profissional. Por exemplo, é útil para um profissional de marketing ver como a empresa se promove, para um gerente de vendas - estudar o portfólio de produtos e seus potenciais clientes. Se a empresa atende ao consumidor final, e não ao negócio ou ao governo, veja quais produtos estão disponíveis na loja.

A melhor maneira de aprender sobre a empresa é conversar com seus funcionários. O melhor método é encontrar um funcionário que já trabalhe na empresa desejada e perguntar como tudo funciona lá. Para encontrá-lo, examine seu ambiente - talvez seus amigos e colegas já conheçam essa pessoa. Se não, tente encontrá-la nas redes sociais e escreva uma mensagem amigável, como esta:

Oi! Meu nome é Marcos, estou participando do processo seletivo na empresa "Margarida". Vejo que você já trabalha lá há algum tempo, então gostaria de fazer algumas perguntas sobre a empresa para me preparar melhor para a entrevista. O que você acha? Ficarei muito grato pela ajuda.

Use as informações coletadas para aprimorar sua apresentação - conte ao potencial empregador como sua experiência anterior ajudará a resolver suas questões atuais. Falaremos sobre como preparar sua apresentação na próxima lição.

Chegue na hora certa. Parece banal, mas as pessoas ainda se atrasam para as entrevistas. Não se atrase por dois motivos. Primeiro, você mostra que não sabe como calcular o tempo para a viagem ou planejar outros compromissos. Em segundo lugar, chegar atrasado ocupa o tempo do recrutador ou do gerente. Às vezes, o responsável pela contratação tem apenas 30 minutos e, se você se atrasar, não terá tempo suficiente para responder calmamente a todas as perguntas e aprender mais sobre a empresa.

Para não se esquecer da entrevista, defina vários lembretes no calendário e no telefone, que aparecerão 24 horas, 1 hora e 30 minutos antes do início da entrevista. Se a entrevista for no escritório, estude a rota com antecedência e reserve tempo suficiente para a viagem. Se for remoto, verifique se o microfone, a internet e a câmera estão funcionando corretamente.

Prepare perguntas. Em entrevistas, é comum não apenas responder às perguntas, mas também fazer perguntas - e é melhor se preparar. Pense no que você precisa saber para ter uma imagem completa da empresa, da posição ou do líder. Além disso, não hesite em fazer perguntas pessoais ao recrutador ou o responsável pela contratação - por exemplo, por que eles trabalham nesta empresa, o que gostam e o que não gostam.

Vista-se de acordo com o padrão da empresa. Este é o traje considerado adequado para o ambiente de trabalho. Por exemplo, em muitos escritórios é necessário usar calças e camisa, em alguns não se pode usar shorts ou saias, e em outros é possível vestir o que quiser.

Recomendamos descobrir antecipadamente como as pessoas se vestem na empresa e seguir o código de vestimenta. Se você não souber o que vestir exatamente, pergunte ao recrutador. Por exemplo: "Como devo me vestir para não errar no código de vestimenta?"

Tente não ficar nervoso. Um candidato trêmulo e hesitante dificilmente passará na entrevista. Isso é estressante. Mas todos os dias, milhões de pessoas lidam com isso, e você também vai lidar. Então, respire fundo, tente se concentrar e mostrar o seu melhor lado.

Para se acalmar e se concentrar, a técnica de respiração quadrada funciona muito bem. Pode ser praticado em qualquer lugar sem chamar a atenção dos outros. Veja como funciona:

  1. Imagine um quadrado à sua frente.
  2. Mova seus olhos ao longo da borda superior da esquerda para a direita, inspirando em quatro tempos: um, dois, três, quatro.
  3. Mova o olhar para a borda direita e prenda a respiração por quatro tempos.
  4. Em seguida, mova o olhar para a borda inferior e expire em quatro tempos.
  5. Agora mova o olhar para a borda esquerda e prenda a respiração novamente por quatro tempos.
  6. Repita isso várias vezes até sentir que o pânico está diminuindo.

A prática também ajuda a reduzir o grau de tensão - quanto mais entrevistas você faz, menos nervoso fica. Se você tiver tempo, recomendamos não recusar qualquer oportunidade de praticar, mesmo que a vaga não seja muito interessante para você. Assim, você aprenderá a passar por entrevistas para estar totalmente preparado quando precisar passar pela seleção na empresa dos sonhos.

Como saber se algo está errado

Participando do processo seletivo, você pode se sentir vulnerável e “perdoar” mais a empresa do que deveria. Aqui estão algumas situações em que você deve ficar alerta e prestar mais atenção ao empregador:

  • O recrutador não entra em contato e não responde às mensagens, embora não tenha avisado sobre férias.
  • Entrevistas agendadas são frequentemente adiadas, um sinal vermelho claro é quando a entrevista é adiada de um dia para o outro.
  • Eles não fornecem feedback após cada etapa, mesmo se você pedir diretamente.
  • Disfarçado como uma tarefa de teste, eles pedem que você faça um trabalho completo e volumoso.
  • Eles tentam reduzir suas expectativas financeiras em 30% ou mais.
  • Eles fazem uma pergunta que parece inadequada: por exemplo, quando você planeja tirar licença maternidade ou por que ainda não é casado.
  • Eles não lhe dão tempo para tomar uma decisão ponderada. Por exemplo, quando exigem durante a entrevista que você decida se participará ou não da próxima etapa de seleção, ou insistem em aceitar imediatamente a oferta de emprego.

Recomendamos ter atenção aos seus sentimentos durante o processo de seleção. Quando você começa a se sentir desconfortável, tente descobrir por que isso aconteceu. Imagine que você recebeu uma oferta de emprego nesta empresa. Faça a si mesmo a pergunta: "Como vou me sentir aqui? Estou pronto para isso?"

Checklist: se preparando para a entrevista

Procurar o link do "Zoom" dois minutos antes da entrevista não é a melhor maneira de se preparar para uma conversa produtiva com o recrutador. Para evitar isso, copie esta lista de verificação. Ela ajudará a não esquecer a entrevista, preparar o seu equipamento com antecedência e se concentrar em falar sobre si mesmo.

Lista de verificação: preparando-se para a entrevista

Se a entrevista for presencial:

Se a entrevista for à distância:

Principais pontos

  1. Em diferentes empresas, o processo de seleção para uma vaga é organizado de maneiras diferentes, mas há algo em comum: certamente você terá que passar por entrevistas com um recrutador e um potencial gerente.
  2. O recrutador ou gerente de RH é o seu guia durante o processo de seleção. Ele orientará sobre quais etapas você vai passar, como se preparar para elas e quais prazos considerar.
  3. Cada entrevista é uma oportunidade para entender como a empresa funciona internamente.
  4. Diferentes etapas de seleção têm objetivos distintos, mas há recomendações gerais que ajudarão na preparação: pesquise a empresa, não se atrase, siga o código de vestimenta, faça perguntas e não fique nervoso.
  5. Durante o processo de seleção para uma vaga, preste atenção às suas sensações internas. Se você se sentir desconfortável, isso é, no mínimo, um motivo para refletir.

TESTE
Você entende como funciona o processo de contratação?

Teste

Você entende como funciona o recrutamento?

O recrutamento não é muito diferente de empresa para empresa. Um empregador começa a procurar empregados quando um empregado existente sai ou quando a empresa expande. E termina quando um novo funcionário entra na empresa.

O movimento entre estes dois pontos consiste, na maioria das vezes, em várias entrevistas. Vamos nos certificar de que você sabe com quem falar e sobre o que falar.

Comecemos com uma simples: quem o contactará se o seu CV se adequar à empresa?

O responsável pela contratação, porque ele está à procura de um empregado

O gerente de RH - o responsável pelos recursos humanos

O recrutador - é a sua função

O recrutador tem não uma, mas duas entrevistas. Uma delas é uma triagem. Para que ela serve?

Para avaliar as competências do candidato

Esclarecer detalhes técnicos e reduzir o número de candidatos

Avaliar os resultados do teste

Numa entrevista, o recrutador ou o RH verifica as competências e a motivação do candidato, enquanto o responsável pela contratação faz perguntas profissionais. Porque é que precisamos ser entrevistados por outros trabalhadores da empresa?

Para que os outros trabalhadores também possam escolher - é preciso trabalhar em grupo

Para escolher o melhor candidato entre vários igualmente bons ou para ter a certeza de que a pessoa escolhida é a correta

Para se preparar para a entrevista, saiba o máximo possível sobre a empresa. Qual é a melhor forma de fazer isso?

A melhor maneira é estudar o site da empresa

Estudar em detalhes a descrição da vaga de trabalho - não há tempo suficiente para pesquisar todas as empresas que o convidam para uma entrevista

Investigar tudo o que puder sobre a empresa, além do que está no site

Uma entrevista de emprego é estressante, mas quanto mais calmo você estiver, maior é a probabilidade de tudo correr bem. Como se preparar para uma entrevista e se sentir menos nervoso na reunião?

Posso fazer um exercício de respiração antes da entrevista. Ou praticar mais, pois quanto mais entrevistas tiver, menos nervoso ficará.

Basta não estar nervoso e pronto, uma entrevista não é a pior coisa da vida.

O melhor para praticar é pedir a alguém próximo que "faça de conta que está me entrevistando”.

No processo de seleção, não é só o empregador que avalia os candidatos, mas o candidato também olha para a empresa e decide se quer passar à fase seguinte ou não. Quando é que um candidato deve ter cuidado?

Quando as entrevistas agendadas são sistematicamente adiadas, incluindo no dia-a-dia

Quando o recrutador faz muitas perguntas

Quando o responsável pela contratação se atrasa para a entrevista

5/6

Você é um profissional sênior!

Uau! Parece que está totalmente preparado para todas as pegadinhas do processo de recrutamento e sabe exatamente o que fazer se forem marcadas entrevistas extras. Muito bem! Avance para a próxima lição do curso para aprender a falar de forma inteligente sobre você e sobre as suas realizações.