O que você vai aprender:
- Como falar sobre suas realizações profissionais;
- Como preparar uma apresentação sobre si mesmo;
- Como responder a perguntas usando as técnicas STAR e STARS;
- Como se preparar para uma entrevista em inglês.
Como falar sobre suas realizações profissionais?
A primeira coisa que os recrutadores e gestores geralmente dizem em uma entrevista é "fale sobre você". Em resposta, eles esperam ouvir uma apresentação concisa do candidato sobre sua experiência profissional, mas muitas vezes ouvem um relato detalhado de sua vida pessoal ou basicamente um breve resumo de seu trabalho anterior. Embora as expectativas do recrutador muitas vezes não coincidam com a realidade da resposta, essa pergunta ainda é feita com muita frequência. Se você já procurou emprego e participou de entrevistas, provavelmente se lembra de terem te perguntado algo similar assim.
Para o empregador, é uma maneira simples de começar a conversa; para você, é uma oportunidade de comunicar ao entrevistador sua experiência profissional, especialização e realizações. Aproveite para destacar os pontos certos de sua trajetória e definir o tom para negociações futuras. Para fazer isso, você deve preparar uma apresentação sobre si mesmo com antecedência. Nessa seção mostraremos como fazer isso e começaremos com as realizações.
Realizações são resultados significativos do nosso trabalho. Por exemplo, quando você supera a meta de vendas, atrai novos clientes, entrega um documento perfeito ou lança um produto no mercado.
Há basicamente dois critérios para avaliar as realizações: objetivo e subjetivo. Eles ajudarão você a entender se os possíveis tópicos de conversa são realmente conquistas ou não.
Critério objetivo - melhorias resultantes de suas ações. Eles podem ser expressos em fatos e números. Por exemplo, você aumentou as vendas em 20%, a participação de mercado em 5%, acelerou processos em 10%, criou cinco equipes e atraiu 400 novos clientes.
Às vezes você não tem números exatos: não os conhece tão detalhadamente ou não se lembra. Nesse caso, lembre-se ao menos do fato de que os indicadores cresceram. Para o futuro, lembre-se de que sempre vale a pena registrar os resultados de seu trabalho. À medida que avança em sua carreira profissional, temos certeza de que esses dados terão muita utilidade.
Critério subjetivo - emoções pessoais e avaliação dos outros. Eles não podem ser contados ou medidos e, por isso, são considerados como subjetivos/relativos. Alguns exemplos incluem sentimentos de orgulho, prazer, sensação de sucesso, elogios, prêmios, certificados, agradecimentos - basicamente a confirmação de suas realizações por outros.
Para formular e avaliar suas realizações, lembre-se dos momentos de trabalho em que você fez algo e obteve um bom resultado. Não menos importante, também se lembre de quando você se alegrava e orgulhava de seu trabalho ou recebia agradecimentos e homenagens de outros. Anote esses momentos em uma lista - quanto mais recordações, melhor.
Se você ainda está no início de sua carreira - recém-saído da universidade ou migrando de área - liste suas conquistas acadêmicas. Esse tipo de reconhecimento também conta muito, desde que apresentado adequadamente. Por exemplo, uma tese de diploma não é um diferencial, todos os graduados a possuem, mas se você organizou um festival estudantil, recebeu um prêmio presidencial ou ganhou uma bolsa/estágio em uma grande empresa, isso deve ser mencionado.
Como avaliar suas realizações?
A lista de realizações obtidas pode ser aprimorada. Transforme as situações de sua experiência profissional em estudos de caso de sucesso. Busque descrever, ou ao menos pontuar, cada conquista de acordo com o seguinte esquema:
- Qual foi o desafio que você enfrentou?
- Em quanto tempo era necessário resolvê-lo?
- O que você fez?
- Quais dificuldades você enfrentou e como as superou?
- Quem mais estava envolvido no processo? Quem foi responsável pelo quê?
- Qual foi o resultado final e por quê? Por que esses resultados são significativos?
Desafio e prazos - o que e quando. Geralmente, o desafio é a necessidade ou problema do negócio e não de uma pessoa específica. Por exemplo, lançar um novo produto no mercado, reduzir a rotatividade de funcionários, aumentar a produtividade, otimizar o processo de entregas etc. E, para cada problema, normalmente se tem um prazo para resolução.
Ações - o que resolveu. Essa é a sua maior contribuição para alcançar o resultado. Descreva o que você fez especificamente para cumprir o desafio no prazo estabelecido.
Dificuldades - como superou obstáculos. Fale sobre as dificuldades que encontrou no caminho e como buscou resolvê-las. Essa informação é muito importante para o recrutador e ele analisará suas ações e como solucionou os problemas. Se formos colocar na balança, o peso das dificuldades normalmente determinam o peso das conquistas. As realizações mais brilhantes não vêm facilmente - quanto mais dificuldades você superar, mais valioso será o resultado e sua experiência adquirida com o processo, utilize isso a seu favor.
Pessoas - quem mais participou e quais as divisões de tarefa. Raramente alcançamos sucesso sozinhos. No entanto, em uma entrevista, cite primeiro os resultados em que desempenhou um papel fundamental. Por exemplo, se você idealizou e escreveu 80% do material para uma apresentação que ajudou a angariar investidores para a empresa. Casos de sucesso em que você foi o gestor responsável devem ser mencionados com toda a certeza, mas também vale a pena falar sobre resultados que exigiram trabalho em equipe, nos quais todos tiveram uma contribuição aproximadamente igual.
Resultado - a situação final. Formule os resultados da forma mais concreta que conseguir possível - se possível, em números e fatos. Aqui, os critérios objetivos de avaliação são mais adequados, mas, se não houver/souber, os critérios subjetivos também podem ser usados.
Exemplos de casos
Como preparar uma apresentação de si mesmo?
Essa apresentação deve ser uma breve descrição de sua experiência profissional anterior. Para não inventar uma narrativa enquanto fala e não contar a história inteira da sua vida pessoal, é melhor prepará-la com antecedência. Uma boa apresentação deve ser:
- Concisa - breve, sem detalhes desnecessários.
- Abrangente - revela você como um profissional, por exemplo, através de realizações.
- Relevante - reflete apenas os momentos de sua história que sejam relacionados à vaga.
- Antecipa possíveis perguntas do entrevistador.
Essa etapa consiste em três partes: uma breve visão geral da sua carreira profissional, uma descrição detalhada do trabalho anterior e sua motivação. Tudo isso não deve levar mais de 5 a 7 minutos.
Breve visão geral da carreira profissional. Mostre seu desenvolvimento como profissional. Não há necessidade de contar sobre toda a sua vida aqui. Concentre-se nos últimos anos. Se você desempenhou muitos papéis durante esse tempo, fale sobre os mais relevantes e similares à vaga. Se você é um jovem profissional, fale sobre sua educação, estágios e tema do trabalho de conclusão de curso. Se você já tem experiência no mercado de trabalho, pule seus anos de estudante.
Antes de preparar sua história, pense em quais estágios de sua trajetória profissional estão mais relacionados à vaga para a qual você está se candidatando. É nessas áreas que você deve se concentrar. Por exemplo, se você está se candidatando a uma posição de desenvolvedor, mas suas experiências anteriores são em vendas, não precisa contar em detalhes o que vendeu e como negociava com os clientes, nesse caso é melhor explicar os motivos pelos quais decidiu mudar de área e o que estudou para fazer a transição.
Para falar sobre a experiência anterior e o papel, tenha claro:
- Quais foram os desafios que você enfrentou quando chegou?
- O que você conseguiu fazer e o que não conseguiu?
- O que você aprendeu no processo?
- O que você fez que lhe dá um orgulho especial?
- Por que você saiu?
Descrição detalhado do trabalho anterior. O entrevistador está principalmente interessado no que você está fazendo atualmente e, caso não esteja trabalhando no momento, no que fazia na empresa anterior. Portanto, o objetivo dessa seção é falar sobre a parte de sua experiência que melhor se adapta à vaga e apresentar realizações relevantes. Dedique a maior parte de sua apresentação a isso, cerca de 3 a 4 minutos.
Para falar sobre o trabalho ou função anterior, formule:
- Qual era o seu papel? Qual valor você trouxe para a empresa em que trabalhava?
- Quais foram as tarefas quando você chegou e como as resolveu?
- Quais tarefas não foram resolvidas e por quê?
- O que você alcançou? Volte às conquistas que já formulou.
- Quais realizações são adequadas para a vaga a que você está se candidatando? Como essa experiência ajudará a ter sucesso no novo trabalho?
- Como suas tarefas e responsabilidades mudaram?
- Por que você saiu?
Motivação. Em sua apresentação pessoal, fale não apenas sobre o seu passado, mas também sobre seus planos. Termine a história com os objetivos profissionais que você tem. Explique por que você está interessado na vaga e como planeja se desenvolver na empresa no futuro. Veja como pode soar este bloco usando o exemplo de um profissional de marketing.
Quero crescer na profissão até me tornar gerente de marketing e, mais tarde, diretor de marketing da empresa inteira. Gosto que vocês não se prendam a formalidades e não sobrecarreguem os funcionários com burocracia, mas valorizem resultados e proatividade. Isso é exatamente o que eu sou. Para crescer, planejo entender melhor as métricas de marketing e mergulhar profundamente no produto. Atualmente estou fazendo um curso semelhante e quero aplicar o conhecimento na prática. No futuro, tentarei delegar mais para aprender a gerenciar pessoas.
Com base nas suas respostas, crie uma história consistente. Escreva e, em seguida, fale em um gravador ou grave em vídeo. Ouça ou assista à gravação ou peça a alguém próximo para fazer isso. Peça feedbacks sobre a estrutura lógica, se não é muito longo e se é interessante ouvi-lo. Observe quando o ouvinte se distrai, para de ouvir atentamente e começa a olhar ao redor. Se algo estiver errado, aprimore sua apresentação. Pratique a gravação várias vezes para lembrar a lógica.
Lembre-se: você não precisa memorizar a apresentação pessoal palavra por palavra, pois parecerá artificial. Em vez disso, lembre-se dos pontos principais para que possa reproduzi-los facilmente na entrevista.

Como responder perguntas usando o método STAR
O objetivo de qualquer entrevista é descobrir se o candidato atende aos requisitos da empresa em termos de competências profissionais. São habilidades que você já aplicou com sucesso na prática várias vezes e pode ensinar aos outros. As competências podem ser funcionais e universais.
As funcionais são competências relacionadas a uma área profissional específica. Por exemplo, contabilidade, legislação trabalhista, domínio de uma linguagem de programação, gerenciamento de grandes clientes, desenvolvimento de negócios.
As universais são competências não vinculadas a um campo específico e podem ser aplicadas em outras áreas. Por exemplo, gerenciamento de projetos, liderança de equipe, sistematização de processos.
Cada especialista tem suas próprias competências. Por exemplo, um profissional de marketing tem a habilidade de lançar novos produtos no mercado, um desenvolvedor tem a habilidade de escrever código, e um analista tem a habilidade de analisar dados e elaborar relatórios.
Para determinar quais competências um candidato possui, os recrutadores usam a técnica STAR, que é uma sigla:
- S - situação (situation).
- T - tarefa (task).
- A - ações (actions).
- R - resultado (result).
A técnica funciona assim: o recrutador investiga situações com as quais você se deparou no trabalho, como você reagiu e que experiências adquiriu. Durante a investigação, o entrevistador ouve atentamente e tira conclusões se você tem as competências declaradas ou não.
Você pode perceber que agora será questionado com perguntas baseadas no método STAR com base na pergunta introdutória. Normalmente, soa assim: "Lembre-se de uma situação em que você..." ou "Você já enfrentou situações em que...". Aqui está uma lista aproximada de todas as perguntas:
- Lembre-se de uma situação em que...
- Qual foi a tarefa que você enfrentou?
- O que você fez para resolvê-la?
- Quais resultados você alcançou?
Como responder às perguntas STAR usando o exemplo de um profissional de marketing
As perguntas da técnica STAR podem variar e até ser disfarçadas, mas a essência permanece a mesma: situação → tarefa → ações → resultado. Se você responder a essas perguntas sem se preparar, corre o risco de lembrar de um caso inadequado; portanto, é melhor pensar nas respostas com antecedência. Para fazer isso:
- Estude cuidadosamente a descrição do trabalho.
- Liste as competências necessárias para lidar com as responsabilidades.
- Lembre-se de quando e como aplicou essas competências no passado.
- Analise essas situações usando a técnica STAR.
É importante que as respostas sejam concretas, baseadas em fatos e reflitam o que você fez especificamente para alcançar os resultados.
Às vezes, à técnica STAR adiciona-se uma pergunta de autoanálise, resultando em STARS, onde o S adicional significa "reflexão pessoal" (self reflection). A pergunta adicional pode ser algo como: "O que você aprendeu com essa experiência?" ou "O que você teria feito diferente?" Com essa pergunta, o entrevistador investiga sua capacidade de avaliar criticamente suas próprias ações, aprender e não repetir os mesmos erros.
A resposta a essa pergunta também deve ser pensada com antecedência - lembre-se do que você poderia ter feito melhor e por quê. Continuando com o exemplo do profissional de marketing, pode-se imaginar que pessoas que pediram para não receber e-mails foram incluídas na lista de envio. Mas ninguém percebeu. Portanto, em resposta à campanha de e-mail, a marca recebeu várias mensagens e postagens irritadas nas redes sociais. Para lidar com a reação negativa, pediram desculpas a cada cliente, explicaram o motivo da situação e ofereceram um código promocional para um desconto na próxima compra.
Como se preparar para uma entrevista em inglês
A entrevista é uma situação estressante para a maioria das pessoas. E uma entrevista em inglês pode ser ainda mais assustadora e causar insônia. Apresentar sua experiência pode ser difícil, especialmente se o inglês não é sua língua nativa. Portanto, não é surpreendente que essa etapa de seleção muitas vezes acabe sendo um fracasso. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a se preparar para uma entrevista em inglês.
Pense com antecedência no que você deseja dizer ao entrevistador. Uma apresentação pessoal preparada em inglês é ainda mais importante do que em português. Invista tempo nisso: escreva tudo o que deseja dizer sobre si mesmo, consultando um dicionário para terminologia profissional. O que está escrito no papel será melhor lembrado e é menos provável que saia da sua cabeça no momento errado.
Encontre um ouvinte. Falar sobre si mesmo não é o mesmo que falar em voz alta. Peça a um amigo, parceiro, mãe ou até mesmo gato para ouvi-lo. Se isso não funcionar, pratique na frente de um espelho. Idealmente, o ouvinte deve entender inglês e fazer perguntas ao longo do caminho. Mas mesmo sem isso, ouvindo-se de fora, você pode fazer ajustes em sua fala - corrigir a entonação, trabalhar na pronúncia, substituir expressões complexas.
Antecipe perguntas. Pense nas perguntas que podem ser feitas sobre a sua apresentação pessoal e prepare respostas para elas. A entrevista é um diálogo, e haverá perguntas. Melhor tentar antecipá-las.
Além disso, prepare perguntas em resposta. Geralmente, uma entrevista com alguém de uma equipe internacional é a fase final ou pré-final de seleção. É esperado que você já saiba o suficiente sobre a empresa e a posição. Mas não faria mal esclarecer algo mais uma vez - por exemplo, entender as tarefas estratégicas enfrentadas pela equipe e pela empresa.
Ajuste-se para ouvir o inglês falado. É difícil entender o inglês falado se você não usa a língua regularmente. Para se acostumar com um idioma estrangeiro, assista a filmes e séries em inglês. Além disso, ouça podcasts - é provável que a entrevista seja conduzida remotamente, então você não poderá acompanhar a linguagem corporal e as emoções do entrevistador. Os podcasts ajudarão a treinar seu ouvido.
Pratique o small talk - conversas curtas. Entrevistadores estrangeiros geralmente avaliam o candidato não apenas do ponto de vista profissional, mas também emocional - o quão agradável é se comunicar com o candidato. Uma conversa descontraída sobre o clima, filhos, planos de férias, hobbies - coisas que não são relacionadas ao trabalho.
Tarefa
Prepare uma apresentação pessoal
Com uma apresentação pessoal, você pode explicar ao recrutador ou gerente de contratação por que você é o candidato ideal para o trabalho. Além disso, você pode destacar os pontos-chave e definir o tom para futuras negociações.
Para não se perder durante a entrevista, é aconselhável planejar a apresentação pessoal com antecedência: listar realizações, escrever uma breve história sobre experiências passadas e se preparar para perguntas usando a técnica STAR. Reunimos um modelo com tarefas e tabelas que ajudarão você a se preparar e não esquecer nada.

Lembre-se
- Para não ser pego de surpresa pelas perguntas na entrevista, prepare sua apresentação pessoal com antecedência.
- Realizações são resultados significativos do nosso trabalho. Existem dois critérios para avaliar as realizações: objetivo e subjetivo. Esses critérios ajudam a tornar as realizações tangíveis.
- Para avaliar as competências dos candidatos, os recrutadores geralmente usam a técnica STAR. Estas são perguntas sobre situações de trabalho com as quais você já lidou antes.
- Para não ter que lembrar casos relevantes durante a entrevista, organize suas realizações usando a técnica STAR com antecedência. E, se tiver tempo, pense no que você aprendeu nessas situações.
- A entrevista em inglês requer preparação adicional; não economize tempo para isso. Escreva tudo o que deseja dizer com antecedência, ouça de fora e prepare perguntas para se sentir confiante.