O que você vai aprender
- Por onde começar a procurar emprego;
- Como as empresas procuram funcionários;
- Por que procurar trabalho é um projeto;
- Como identificar os critérios do seu projeto;
- Como escolher uma estratégia.
Por onde começo a procurar emprego?
Às vezes, uma experiência profissional acaba sem que a próxima já esteja encaminhada. Não importa o motivo pelo qual isso aconteceu - o importante, a partir desse acontecimento, é que você precisa procurar um novo emprego. Nesse processo de busca, há muitas incertezas e ambiguidades. Algumas pessoas têm dificuldade em como lidar com essa questão e ficam presas onde estão, mesmo que não estejam felizes ou recebendo uma remuneração adequada.
Outras vezes, está tudo indo muito bem, mas você quer crescer. No entanto, você não consegue formular um plano de ação claro de como fazer isso: como crescer, para onde crescer e o que isso significaria em termos práticos.
Independentemente da experiência e do nível profissional anteriores, ao procurar um novo emprego, surgem dificuldades semelhantes. Aqui estão os problemas mais comuns pelos quais as pessoas procuram a ajuda de mentores de carreira:
- Envio meu currículo, mas não recebo resposta.
- Não sei no que posso confiar, quais vagas são adequadas para mim e como encontrá-las.
- Não consigo escolher onde enviar meu currículo: as vagas são para iniciantes ou para profissionais.
- A vaga tem um salário abaixo do que desejo, então nem me candidato.
- A vaga oferece um salário mais alto do que já recebi, então nem me candidato: vão achar que não tenho experiência suficiente, ou que sou incapaz.
- Não entendo o meu valor de mercado e nem como definir isso.
- Sou chamado para entrevistas, mas não recebo propostas de emprego.
- Faço entrevistas, recebo ofertas de emprego, mas não gosto de nenhuma dessas oportunidades.
- Me recuso a me candidatar a um cargo de nível júnior porque já tenho experiência, embora seja em outra área.
- Estou desmotivado com a situação atual, mas acho que nada de novo que eu tentar dará certo.
Todas essas questões realmente dificultam a busca por um emprego. Mas, se você aprender a lidar com elas uma vez, as próximas buscas serão mais fáceis, já que você terá adquirido experiência.
Além disso, você terá uma estratégia - um plano de ação que ajudará a orientá-lo na direção certa, estabelecer prioridades e manter o foco. Por exemplo, é importante perceber o quanto antes se a vaga é adequada ou não para você, para que não haja perda de tempo ao realizar testes e passar por entrevistas desnecessárias.
Como tem sido sua experiência ao procurar emprego?
Pense em quais desses problemas citados acima você já enfrentou ou talvez esteja enfrentando neste momento. Compartilhe abaixo o que é mais difícil e desafiador para você nesse momento de mudança de emprego ou busca por recolocação:
A estratégia deve ser seguida e adaptada toda vez que você procurar por uma recolocação:
- Crie uma estratégia;
- Crie um currículo básico;
- Procure vagas;
- Envie cartas de apresentação e currículos adaptados à vaga;
- Prepare-se para a entrevista e demais etapas do processo seletivo;
- Ajuste a estratégia com base no feedback de cada recrutador, se necessário;
- Escolha e discuta a oferta;
- Uhuu! Comece a trabalhar!
Em cada etapa do processo, é importante coletar feedback - perguntar o que foi bom e o que precisa ser melhorado. Isso ajudará a ajustar sua estratégia e aumentar as chances de passar para a próxima etapa do processo seletivo.
Da mesma forma que as pessoas buscam empresas para trabalhar, as empresas também procuram funcionários. Porém, muitas vezes, as grandes empresas têm várias etapas de seleção. É especialmente importante considerar a quantidade e a duração dessas etapas se você precisa urgentemente de um novo emprego. Falaremos mais sobre isso neste módulo.
Se você nunca procurou emprego ou esqueceu quais são as etapas de seleção - aprenda como as empresas procuram novos funcionários. Caso já conheça o processo de contratação, vá para a próxima seção.
Por que procurar emprego é um projeto?
A busca por um novo emprego deve ser abordada como um projeto. Um projeto é uma grande tarefa, com uma limitação de tempo e um resultado único. Alguns exemplos de projetos seriam fazer uma reforma, planejar uma viagem ou mudar de profissão.
Neste módulo, falaremos sobre projetos apenas no contexto de procurar emprego. O mais importante é lembrar que todo projeto tem um objetivo, um plano, prazos e riscos.
Sugerimos que você olhe para esse processo de busca como se fosse um trabalho de tempo integral. Sem brincadeiras. Em alguns casos, isso pode realmente ser um trabalho de tempo integral. Por exemplo, se você passar por uma entrevista de emprego, isso tomará de 1 a 3 horas do seu dia. Além das horas efetivas de comunicação com o entrevistador, você precisa se preparar para a entrevista - isso levará cerca de mais 1 hora. Com isso, praticamente metade do seu dia de trabalho já passou. Depois disso, você ainda precisa pesquisar e ler sobre outras vagas, preparar uma carta de apresentação e enviar uma resposta a um processo seletivo anterior.
Qualquer projeto começa com a definição clara de objetivos, coleta de dados e planejamento. Isso ajudará na escolha por uma estratégia eficaz, por isso vamos seguir essa ordem:
Como definir um objetivo?
O objetivo final do projeto "procurar emprego" sempre será o mesmo - encontrar um novo emprego. No entanto, você pode chegar a essa mesma meta de diferentes maneiras - por exemplo, conseguindo um emprego através de contatos, estágio, testes ou entrevistas. Portanto, neste curso, ofereceremos vários algoritmos e ferramentas que melhor se adequam ao seu projeto. Vamos entender isso através de alguns exemplos:

Imagine Miguel, de 27 anos. Miguel trabalha como profissional de Marketing, possui educação superior, mas está insatisfeito com as condições atuais de trabalho e deseja mudar de empresa. Seu objetivo é encontrar um novo emprego.

Ao mesmo tempo, Helena, economista, começa a procurar emprego. Ela foi demitida em sua última experiência, então precisa encontrar uma nova posição urgentemente. Helena tem 30 anos e possui educação superior em sua área. Encontrar uma boa vaga é muito importante para ela.

Laura também está pensando em iniciar uma procura por emprego. Ela está aproveitando seu período de licença maternidade e iniciou uma busca tranquila por outras empresas. Ela tem restrições quanto ao horário de trabalho e a hipótese de que sua experiência anterior e educação superior na área podem não atender às necessidades atuais das empresas.
O objetivo final do projeto de Miguel, Helena e Laura é, teoricamente, o mesmo: "encontrar um novo emprego". Mas as características específicas e individuais dessa mesma meta serão muito diferentes, porque cada um deles possui suas próprias prioridades e interesses.
Miguel quer encontrar um emprego com um cargo bem remunerado. Ele pode procurar o quanto for necessário, já que não tem restrições de tempo. O objetivo de Helena é encontrar urgentemente um emprego em uma empresa estável, na qual ela possa ocupar alguma posição relacionada à sua formação. Já a Laura planeja encontrar um emprego com tarefas criativas e horários flexíveis, através dos quais possa aprender e se adaptar à nova rotina de trabalho após o término da licença. Assim como Miguel, Laura também não tem grande urgência em sua busca.
Para conseguir estabelecer seu objetivo de forma clara, tente responder às seguintes perguntas:
O que quero fazer? O que farei na nova empresa? A principal intenção dessa pergunta é ampliar os limites e as perspectivas habituais. Veja como a resposta pode soar para cada um dos nossos personagens.

Miguel pretende ser responsável por todos os canais digitais de promoção da empresa. Ele decidirá em quais plataformas da Internet a empresa deve estar presente e o que deve ser contado à sua audiência.

Helena gostaria de lidar com contabilidade e controle financeiro. Antes de ser desligada da experiência anterior, Helena passou por um treinamento para mudar para o departamento financeiro e, agora, adoraria aplicar seus conhecimentos adquiridos recentemente e crescer profissionalmente.

Laura busca algum desafio criativo, mas ainda não sabe exatamente o quê. Talvez pensa em iniciar na área de publicidade ou até mesmo em escrever textos.
O que sei fazer? Quais são minhas habilidades? Nesta etapa, avaliamos tudo o que você já sabe e o que está em alta no mercado, assim como os requisitos que ainda precisam ser aprimorados.
Agora é hora de pensar nas habilidades que você usará em sua nova função. Vamos falar mais sobre isso quando estivermos na etapa de preparação de seu currículo. Por enquanto, pense no que você já sabe fazer. Vamos voltar aos nossos personagens:

Miguel é especialista em promoção de empresas em mídias sociais, SMM e Marketing de busca - SEO. Ele também está bem familiarizado com tratativas de relacionamento com o cliente - sabe como analisar e avaliar esses dados para aplicar possíveis melhorias no processo. No passado, Miguel organizou o Marketing em uma nova loja de roupas. Ele sabe "um pouco de tudo" sobre negócios e entende de diferentes canais. Ele possui conhecimento da língua inglesa acima da média e está classificado no nível C1.

Quando Helena trabalhava como contadora, ela construiu e organizou a contabilidade de uma empresa a partir do zero. Depois, quando foi transferida para o departamento financeiro, lidou com cálculos na produção de artigos de decoração. Ela estudou muito sobre formas de contabilidade financeira e prestou um importante auxílio no fornecimento de dados ao diretor financeiro para tomada de decisões na empresa. Seu conhecimento da língua inglesa é básico, nível A2, mas ela está disposta a aprender e se aprimorar.

Laura se considera mestre da comunicação - sabe escrever muito bem e revisar conteúdo de diversos assuntos, inclusive materiais técnicos. Até seus amigos pedem ajuda com formulações em cartas de trabalho e artigos. Ela fez alguns cursos e especializações em redação e percebeu que pode ter um futuro promissor nessa área.
Formule a meta do seu projeto
Ao objetivo final de "encontrar um novo emprego" adicione características específicas. Isso ajudará a criar uma estratégia de busca e evitar distrações com vagas que claramente não são adequadas para você.
Como definir prazos, recursos e resultados?
Assim que você formular os objetivos específicos do projeto, o próximo passo é entender os prazos e recursos que você tem.
Prazo - é a duração de tempo máxima em que o projeto deve ser concluído. No caso do objetivo ser a busca por um novo trabalho, a meta será atingida no prazo assim que você iniciar na nova posição. Por um lado, pode ser que no seu projeto não haja restrições de tempo. Por outro lado, pode ser que seja necessário encontrar um novo emprego o quanto antes, nesse caso, o prazo é crítico.
Algumas vezes estabelecemos metas que são claramente irrealistas e, quando a realidade não corresponde às expectativas iniciais, ficamos frustrados e perdemos a motivação. Por isso, deve haver muito cuidado ao estabelecer os prazos para seus objetivos.
Como já mencionamos anteriormente, nossos 3 personagens têm prazos bem diferentes: Miguel pode procurar o quanto quiser, pois ele possui um trabalho e também uma reserva de emergência caso precise; Helena precisa de trabalho urgentemente, pois foi desligada e precisa de renda para pagar as contas do próximo mês; já a Laura ainda tem uns 4 meses de reserva financeira antes de precisar retornar obrigatoriamente ao mercado de trabalho e colocar seu filho na creche/escola.
Pense com sinceridade em quando você precisa do novo emprego e o motivo exato desse prazo. Na maioria das vezes, nessas situações de recolocação, a questão financeira influencia muito na definição dos prazos. Se você tem uma reserva financeira, pode ser que não tenha pressa para encontrar um emprego. Agora, se não tiver algo parecido, provavelmente terá que se apressar. Além das preocupações financeiras, também considere outras restrições e de onde elas vêm, montando cenários do que pode acontecer caso o prazo máximo seja atingido e você ainda não houver encontrado trabalho.
Quando você precisa começar a trabalhar?
Registre abaixo quando você precisa encontrar um novo emprego e as razões pelas quais esse prazo foi estabelecido:
Recursos - com o que você pode contar durante o processo? É importante definir seus recursos com antecedência, pois eles podem ser limitações ou vantagens ao mesmo tempo. Por exemplo, em relação ao seu tempo, você pode ter 1 hora livre por semana ou 4 a 6 horas por dia para procurar vagas.
Essencialmente, os recursos podem ser divididos em quatro grupos principais: temporais, materiais (dinheiro e itens), carreira (habilidades e conhecimentos) e humanos (contatos, conhecidos, amigos e especialistas).
Para visualizar seus recursos de forma mais clara, você pode criar um mapa mental - uma maneira de organizar informações do macro para o micro. Abaixo, reunimos um exemplo desse tipo de mapa:
Grupos de recursos e exemplos
Temporais
- Posso fazer 1 hora à noite.
- Tenho 3 horas por dia para procurar emprego.
- Tenho em média 2 a 3 horas por dia, mas não sei em que momento essas horas estarão disponíveis.
Materiais
- Tenho reserva financeira para 1 ano sem trabalhar, caso precise.
- Possuo um escritório em minha casa para me concentrar na busca por emprego.
- Preciso dividir o uso do computador com meu cônjuge.
Carreira
- Tenho conhecimento das plataformas disponíveis para procura de emprego.
- Sei como ir bem em entrevistas, tenho muita experiência.
Humanos
- Tenho uma babá que cuidará do meu filho.
- Tenho amigos que me recomendarão em suas empresas.
- Tenho um mentor que me ajudará na preparação para a entrevista.
Assim é como nossos personagens representaram seus recursos:

O Miguel tem dezenas de contatos e boa reputação no meio digital, que ele pode usar a qualquer momento para indicações e recomendações. As finanças estão boas: ele tem uma reserva financeira e, em breve, receberá mais um salário, assim como um bônus anual concedido a todos os funcionários. Ele pode sair de seu trabalho atual e descansar por alguns meses antes de se preocupar em procurar por um novo emprego. Miguel não quer postar seu currículo em um site público de empregos para evitar que seu atual empregador descubra que ele está planejando sair da empresa.

Além de Helena não possuir uma reserva financeira, ela tem dívidas ativas para pagar. Ela mantém contato com seus antigos colegas de trabalho, mas eles também foram demitidos na mesma época que ela, então também não conseguem ajudá-la muito com indicações e recomendações neste momento. Sua família não entende muito bem pelo que ela está passando no momento, por muitas vezes, acaba pressionando-a a tomar decisões precipitadas. O salário de Helena é a principal fonte de renda em sua casa. Há muito tempo que ela não procura por um novo emprego, então ela quer explorar todas as possibilidades disponíveis.

Os amigos de Laura estão oferecendo apoio para que ela encontre um novo emprego o mais rápido possível, inclusive a presentearam com os cursos de redação publicitária. Entretanto, sua própria família não leva a sério seu interesse em textos e acha que isso “não tem futuro”. Laura ainda não estabeleceu seu prazo para dedicar-se a procura de emprego e talvez ela precise contratar uma babá enquanto vai a entrevistas de emprego. O dinheiro não é um problema urgente para a família, já que Laura está recebendo a licença-maternidade e o salário do marido é suficiente para as despesas da casa. Com o tempo precisarão de uma renda mais estável e, idealmente, alguns benefícios. Nos cursos de redação publicitária que completou, foi recomendado que ela encontrasse um mentor, mas ela ainda não possui contatos na área de atuação.
Quais recursos você tem?
Avalie seus 4 tipos de recursos identificando seus pontos relevantes em cada área. Isso facilitará o ajuste de estratégia de busca ao longo do processo.
Métricas de qualidade - critérios que ajudam a entender se você alcançou seu objetivo. Se não souber identificá-los, pode ser que isso prolongue sua busca por emprego por tempo indeterminado - com a ideia de que sempre há uma opção melhor. Aqui estão algumas métricas para você se basear:
- Tarefas de trabalho. O que você deseja fazer, quais tarefas são interessantes e quais não são, o que você definitivamente não está preparado para (ou não gostaria) de fazer.
- Equipe e atmosfera. O que é importante para você no relacionamento com seus pares, qual a cultura organizacional da empresa, com que tipo de liderança você se sente mais motivado.
- Condições de trabalho. Qual formato de trabalho você almeja: remoto ou presencial, dia inteiro ou meio período. Onde é a localização da empresa, como e quando são feitos os pagamentos, quais os benefícios adicionais e se há algum bônus anual.
- Perspectiva. Quão importante é para você que esse trabalho o desenvolva como profissional, quanto tempo você planeja ficar nessa empresa, ou se é suficiente apenas que a remuneração seja boa.
As métricas serão diferentes para cada um de acordo com seus objetivos específicos. Por exemplo, alguém almeja trabalhar em um escritório perto de casa, com plano de saúde para toda a família e com registro em carteira, enquanto outro profissional está disposto a trabalhar em modalidade PJ de sua própria residência, se comunicando com seus colegas apenas por aplicativos.
Quem pode ajudar a sair do impasse
Às vezes, durante a busca, você se encontra em um impasse. É bom se, nesse momento, você souber que existem pessoas que podem ajudá-lo a sair dele. Aqui estão as pessoas certas e quando procurá-las.
Consultor de carreira ou mentor - recrutador, especialista ou profissional de referência em sua área que já construiu uma carreira bem-sucedida. Um consultor de carreira pode sugerir o que mudar no seu currículo, portfólio ou carta de apresentação para aumentar suas chances de conseguir um emprego na área. Esse profissional pode ajudar a prepará-lo para a entrevista e até a selecionar a oferta de emprego mais promissora. Um mentor pode ser um amigo ou colega que já enfrentou situações semelhantes a que você está vivendo e pode te orientar nas tratativas. Alguém assim pode ser encontrado em seus contatos pessoais, em nossa página Mentores, assim como no LinkedIn.
Psicólogo - especialista com formação superior em psicologia que ajudará a lidar com barreiras internas e a determinar o que é importante para você no trabalho e quais os reais motivos por trás de cada decisão.
Comunidades profissionais - contatos provenientes de redes online e offline ajudarão a entender a especificidade do trabalho e das empresas em sua área. Dicas de como encontrar e participar dessas comunidades serão compartilhadas nas próximas seções.
Amigos e familiares - seu suporte humano. Às vezes, você não quer conselhos profissionais ou recomendações, mas precisa que alguém o ouça, aceite e encoraje.
Como escolher uma estratégia?
Em média, no Brasil, ao longo do ano de 2021, as pessoas procuraram emprego por um ano e meio. A estratégia te auxilia a seguir na direção certa enquanto procura emprego, mesmo que a busca dure seis meses ou mais. Sua estratégia é sua bússola no mercado de trabalho.
A estratégia determina quando você precisa migrar para um novo trabalho, ajuda a estabelecer prioridades e a manter o foco - o que fazer primeiro e o que deixar para depois. Assim, você pode trabalhar de forma pontual, aplicando o máximo de esforço no que dará o maior resultado, em vez de desperdiçar energia.
Não há ciência especial em estratégias de carreira, então vamos classificá-las de acordo com as restrições de tempo: urgente, de médio prazo e de longo prazo.
Estratégia urgente - quando você precisa mudar para um novo emprego em até 1 ou 2 meses. Nesse caso, é necessário procurar ativamente vagas disponíveis e enviar currículos, além de procurar emprego em redes sociais e por meio de amigos e conhecidos. Opte por selecionar empresas com processos claramente organizados, nas quais você sabe que as decisões são tomadas rapidamente e há poucas etapas de seleção e recrutamento.

Essa estratégia é adequada para Helena, pois é importante para ela encontrar uma empresa confiável onde possa aprender, se consolidar e crescer. Encontrar a opção perfeita em pouco tempo é difícil, por isso Helena deve responder ativamente às ofertas de emprego e abrir mão de algumas expectativas irrelevantes para sua situação atual.
Estratégia de médio prazo - quando é necessário mudar de emprego em um período de 3 a 12 meses. Essa estratégia é adequada para aqueles que planejam procurar um novo emprego em um determinado prazo, mas sem tanta pressa. Nesse caso, você pode procurar o emprego dos sonhos levando em consideração suas possibilidades e limitações.

Essa estratégia será adequada para a Laura. Ela retornará de sua licença-maternidade em alguns meses, então pode procurar um emprego com horários flexíveis sem pressa. Laura precisa usar todos os recursos e plataformas possíveis para buscar um novo trabalho. Além disso, ela deve considerar sua experiência limitada em redação e talvez ajustar sua visão ideal de trabalho.
Estratégia de longo prazo - quando se busca um novo trabalho para daqui 12 a 18 meses. Essa estratégia é adequada para profissionais que planejam mudar de área ou buscam uma nova empresa onde serão contratados de acordo com a experiência atual, mas com perspectivas claras de crescimento. Por exemplo, essa é a situação de quando as empresas precisam de um gerente de departamento, mas há poucos candidatos adequados, por isso acabam contratando um especialista forte com um potencial de desenvolvimento de liderança para o futuro.
Muitas vezes, profissionais nessa situação procuram emprego através de conhecidos, palestras, consultorias e agências especializadas em recrutamento. Especialistas experientes com boa reputação no mercado de trabalho às vezes nem precisam de um currículo - são simplesmente recomendados e convidados para entrevistas, pois o recrutador já sabe do que são capazes.

Esse tipo de estratégia é excelente para Miguel. Ele tem um emprego atualmente e não há um prazo máximo de quando precisa mudar para um novo emprego. Ele pode esperar o tempo que for necessário para encontrar a vaga ideal, testar hipóteses e ajustar sua estratégia conforme o andar do processo.
Escolha uma estratégia com base em seus objetivos, prazos, recursos e métricas de qualidade. As etapas da estratégia podem variar, mas geralmente são as seguintes:
- Definir um objetivo mais preciso;
- Formular critérios para o trabalho adequado;
- Criar um currículo e portfólio;
- Disponibilizar o currículo publicamente;
- Perguntar a amigos e conhecidos sobre vagas em suas empresas;
- Selecionar e estudar vagas em redes sociais;
- Participar de conferências e se conectar com mais pessoas da área;
- Enviar o currículo para as fontes adequadas.
Após essa etapa, você poderá escolher os principais passos de sua estratégia, mas recomendamos que você ajuste e complemente-os ao longo do processo.
Lembre-se de que o processo de seleção é criado para ambas as partes - você também pode gerenciá-lo. Por exemplo, você pode combinar com a empresa que, se não receber um e-mail até 8 dias após a triagem, entende que não foi selecionado e começará a procurar outro emprego. Durante cada etapa, você avalia um ao outro. A empresa avalia você e você avalia o potencial líder, colegas e equipe.
Pode parecer que procurar um emprego seja muito difícil: várias etapas, regras, condições e nuances diferentes. Mas não se preocupe, isso é apenas à primeira vista. Você já deu um grande passo na direção certa - começou a desenvolver sua própria estratégia. Isso ajudará você a manter o foco, estabelecer prioridades e não perder tempo com o que não precisa.
Lembre-se
- Desenvolva uma estratégia do zero toda vez que procurar um novo emprego. A estratégia ajuda a manter o foco, estabelecer prioridades e não perder tempo com o que definitivamente não importa.
- Aborde a busca de emprego como um grande projeto. Cada projeto tem um objetivo, prazos, recursos iniciais e métricas de qualidade.
- Leve em consideração o número de etapas de seleção na empresa em sua estratégia, especialmente se precisar encontrar um novo emprego rapidamente.
- Lembre-se de que você pode pedir ajuda a amigos e conhecidos, a consultores de carreira, mentores, psicólogos e membros de sua comunidade profissional.
- Cada etapa da estratégia requer preparação, reserve tempo para cada uma delas.
O que vem a seguir?
Depois de entender o que está procurando, você pode passar para o próximo passo - decidir onde procurar. Na próxima seção, falaremos sobre onde as empresas postam vagas e como encontrar aquelas que não são públicas.
Tarefa
Elabore um plano de busca de emprego
A estratégia determina quando você precisa mudar para um novo emprego, ajuda a definir prioridades e a manter o foco - o que fazer primeiro e o que deixar para depois. Durante essa seção, você respondeu perguntas sobre objetivos, recursos e prazos. Essas respostas ajudarão a formular um plano de implementação da estratégia de busca. Oferecemos um modelo para conclusão desse plano, faça sua cópia e marque com caixas de seleção as tarefas que você for concluindo.
