Free
version 0.4.10
Em busca de vagas
Em busca de vagas

Em busca de vagas

Procurar emprego é uma tarefa complexa. E o mais importante é saber onde os empregadores postam vagas. Mas existem vagas que nunca são divulgadas publicamente.

O que você vai aprender:

  1. Onde as empresas postam vagas de emprego;
  2. Que tipos de vagas estão ou não disponíveis para o público geral;
  3. Como encontrar vagas de acesso restrito;
  4. Como identificar vagas falsas;
  5. Outros lugares para enviar seu currículo.

Onde as empresas postam vagas?

Imagine a seguinte situação: você está entrando agora no mercado de trabalho e começa a procurar vagas adequadas ao seu perfil. Você quer entender que tipo de profissional as empresas do seu ramo estão procurando e como preparar um currículo para uma vaga específica. Provavelmente, você procurará vagas em sites com anúncios de emprego e sites de empresas nas quais gostaria de trabalhar.

Depois de algum tempo procurando, você imagina que viu todas as vagas disponíveis publicadas - considerando que é preciso verificar regularmente os sites e esperar por novos anúncios. Parece que não há mais oportunidades de trabalho, mas não é bem assim. Você sabia que cerca de um terço das vagas nunca será publicado abertamente? Isso significa que você precisa procurar em outros lugares e de outras maneiras. Na próxima seção, vamos falar sobre onde as empresas postam vagas, como encontrar aquelas que não foram postadas publicamente e quais outras nem merecem sua atenção.

Como procurar vagas de emprego disponíveis?

Os empregadores publicam as vagas de emprego disponíveis onde elas possam ser visualizadas por qualquer pessoa que esteja procurando trabalho. Aqui está por onde você deve começar sua busca:

Nos sites de emprego - onde as empresas publicam anúncios de vagas de emprego. Essa é a primeira fonte para procurar por novas vagas de emprego. Os sites de trabalho podem ser gerais ou especializados.

Gerais - aqueles em que qualquer empregador pode publicar uma vaga de emprego e qualquer trabalhador pode encontrá-la. Os sites gerais mais populares são: VagasCathoGlassdoorLinkedIn . Para freelancers, ou seja, aqueles que trabalham por projeto, os sites são: UpworkFiverr e Workana, e, no exterior, indeed.com. Também é recomendável criar um currículo no SINE, um site de trabalho governamental.

Sites especializados - aqueles em que as vagas são publicadas para profissões e áreas específicas. Por exemplo, nos sites Geekhunter e Revelo são disponibilizadas exclusivamente vagas de  programadores e especialistas em TI.

Se você ainda não sabe quais sites de trabalho as empresas do seu setor usam, é importante descobrir isso. Procure na internet por uma lista de sites, grupos no LinkedIn e canais do Telegram onde recomendam procurar especialistas de seu perfil.

Assim é como uma vaga de emprego no site Vagas é apresentada. Geralmente, os empregadores descrevem brevemente a empresa, indicam as tarefas e funções da vaga, assim como estabelecem requisitos e condições de seleção para aqueles que desejam aplicar à vaga.

E esse é um exemplo de anúncio de vaga no site Catho, com informações semelhantes e específicas da posição divulgada.

Na sequência vamos demonstrar como deve ser feita a busca por vagas em sites de emprego e empresas usando palavras-chave.

No LinkedIn - a maior rede social de contatos profissionais do mundo. Os recrutadores muitas vezes anunciam vagas lá, enquanto os candidatos procuram por trabalho. Configure a localização e preencha seu perfil, indicando habilidades, experiências profissionais anteriores, dados de sua formação e hashtags relevantes à sua área. Em seguida, na seção de empregos, as palavras-chave já serão selecionadas, mas também aparecerá uma caixa de pesquisa adicional, onde você pode buscar por uma empresa específica, determinando cargo ou habilidades exigidas, de forma que você possa encontrar vagas ainda mais relevantes.

Você também pode se inscrever para atualizações e receber notificações sobre quaisquer novas vagas em uma empresa específica.

No site e na página de carreira da empresa -  páginas separadas com vagas em seus próprios sites, no estilo “trabalho conosco”. Os empregadores normalmente colocam um endereço de e-mail ou disponibilizam um formulário para que os candidatos possam incluir suas informações e enviar seus currículos.

De forma geral, as páginas de carreira das empresas estão localizadas na parte inferior do site. Elas também podem ser encontradas em mecanismos de pesquisa, como Google, ao pesquisar frases como “vagas na empresa X”.

A página de vagas na Nubank, por exemplo, pode ser encontrada na parte inferior do site: https://international.nubank.com.br/pt-br/carreiras/

Essa mesma página pode ser encontrada de outras formas.

Nas redes sociais da empresa - vagas divulgadas por meio de páginas da empresa no Instagram, Telegram e outras redes sociais. Recomendamos seguir as páginas das empresas que você mais gosta e visualizá-las periodicamente (isso futuramente também pode te ajudar no momento da entrevista).

E se você sabe quem são os principais executivos da empresa que você gosta, siga a página dessas pessoas também. O gerente da área pode publicar um anúncio de vaga em sua página pessoal e até pedir recomendações, algumas vezes até antes da vaga ser oficializada na página oficial da empresa.


Ao clicar em anúncios ou banners - se você estiver ativamente procurando emprego em mecanismos de busca, visitando sites de emprego e redes sociais de empresas, você acabará na base de dados dessas plataformas. Quando uma empresa precisa muito de um funcionário e tem dinheiro, ela pode promover anúncios direcionados à essa base. Por exemplo, exibindo banners com vagas em sites e redes sociais.

Se você clicar em uma dessas faixas publicitárias, provavelmente será redirecionado para a página de carreira da empresa ou para um post de vaga nas redes sociais. Esse também é um possível método para se encontrar emprego, mas tenha cuidado: fraudadores também podem postar anúncios. Falaremos mais sobre como detectar uma vaga inexistente na seção seguinte.

Em eventos de carreira - eventos especiais nos quais representantes da empresa falam sobre sua cultura organizacional, oportunidades e condições para potenciais funcionários. A tarefa deles do dia de carreira é apresentar a empresa, atrair potenciais talentos, aumentar a base de candidatos e preencher vagas em aberto.

Esses eventos geralmente são realizados em universidades, em feiras de emprego ou até mesmo no local da empresa e normalmente funcionam dessa forma: a empresa coleta uma base de currículos e envia convites para os candidatos adequados. No dia, o recrutador responsável ou gerente de contratações fala sobre as vagas abertas, realiza workshops e treinamentos, apresenta palestras e oferece soluções para os problemas da empresa.

Mesmo que você não encontre uma vaga adequada lá, recomendamos que visite esses eventos para conhecer a empresa e se apresentar. Por exemplo, foi assim que o autor deste curso contratou uma funcionária que veio a trabalhar em sua empresa por sete anos. No dia do evento, a profissional se aproximou do estande da empresa, conheceu o recrutador e comentou que sonhava em um dia trabalhar lá. Depois do evento, ela foi convidada para uma entrevista e, em seguida, para iniciar em uma posição dentro da empresa.

Para encontrar esses eventos, digite "dia de carreira", “feira de empregos/vagas” ou "evento de carreira da empresa X" e coisas similares em suas buscas. Siga as redes sociais das empresas que mais lhe interessam e verifique-as regularmente.

Por exemplo, aqui estão algumas feiras de carreiras anuais:

  1. Feira de Carreiras PUCRS - organizada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) anualmente e reúne muitas empresas e estudantes.
  2. Semana de Carreira Insper - evento anual organizado pelo Insper em São Paulo que oferece aos estudantes e graduados a oportunidade de conhecer diferentes empresas e oportunidades de trabalho.
  3. Feira de Estágios UFSC - organizada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), cujo objetivo é apresentar estudantes às primeiras oportunidades de estágios e experiências profissionais.
  4. FGV Talentos - evento anual realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que oferece aos estudantes a oportunidade de conhecer empresas e suas oportunidades de emprego.

Nos dias de evento de carreira, a tarefa do recrutador é achar potenciais candidatos e preencher vagas de sua empresa, portanto o processo seletivo iniciado durante a feira pode se prolongar em mais alguns dias de entrevista e contratação. No fim das etapas, os candidatos analisados recebem uma oferta de emprego ou uma recusa. Para você, participar desses eventos é uma boa oportunidade de obter resultados e feedback rapidamente. Para a empresa também é uma oportunidade, pois há a chance de contratar vários funcionários em um curto espaço de tempo.

Por exemplo, grandes empresas como a Nubank realizam dias específicos para contratação em determinado momento. A IBM, outro exemplo, também realiza dias de carreira no Brasil chamados de IBM Recruitment Day.

Esses dias de contratação são geralmente anunciados nas redes sociais da empresa ou dos gerentes de contratação. Portanto, não deixe de acompanhá-los e de também pesquisar periodicamente sobre eventos similares na internet.

Em conferências e congressos específicos são discutidos temas profissionais, o que acaba sendo uma grande oportunidade para trocas de contatos e procura de empregos. Geralmente, em eventos desse porte, as empresas organizam estandes de carreiras. Lá, você pode encontrar recrutadores e gerentes de contratação que falam sobre a empresa, e buscar se destacar em meio a outros profissionais da sua área, talvez até deixar um currículo para avaliação.

Alguns exemplos de conferência que se destacam no ramo de desenvolvimento são a The Developers Conference (TDC), e a específicas para UX Designers UXConf BR ou Campus Party Brasil.


Por que algumas vagas são publicadas em acesso restrito?

Com base na experiência de agências de recrutamento, cerca de 30% das vagas podem não ser disponibilizadas em acesso público. Continue a leitura para saber o porquê. 

A empresa não quer que concorrentes saibam sobre a contratação. A concorrência pode descobrir quais são as áreas prioritárias de desenvolvimento de negócios e usar essas informações contra a empresa.

Imagine que a empresa esteja abrindo várias vagas em um novo projeto: eles estão procurando desenvolvedores, analistas, gerentes etc. Além disso, estão buscando um líder com uma experiência muito específica. Para os concorrentes, essa é uma informação útil sobre o que a empresa possa estar preparando de novidade ou até um grande movimento como a entrada em um novo mercado. Para que outros não descubram, a empresa publica vagas anonimamente ou por meio de agências de recrutamento - falaremos mais sobre elas na próxima seção.

Na empresa, estão dispostos a considerar candidatos com diferentes experiências. Nesse caso, a vaga não é publicada ou formulada de forma geral para depois ser adaptada a um candidato específico. Imagine que a empresa esteja procurando um profissional de Marketing - sem especialização ou perfil específico. Diferentes pessoas com diferentes experiências aparecem para a entrevista. Quando o recrutador percebe que o candidato X é o mais adequado para a empresa, uma vaga é criada para ele - com seus próprios requisitos e condições. Isso acontece quando a empresa tem tarefas a cumprir, mas não sabe exatamente quem será capaz de resolvê-las.

O empregador não quer lidar com uma pilha de candidaturas. Quando uma empresa procura um funcionário altamente qualificado e oferece boas condições, qualquer pessoa pode se candidatar para a vaga.

Por exemplo, em média, para uma vaga de Diretor Técnico, de 100 a 1000 pessoas se candidatam por semana. Mais de 70% desses currículos não se adequam à posição, porque os candidatos não leem todos os requisitos ou apenas querem testar como lidariam com o processo seletivo. Em um processo seletivo sério, o recrutador deve analisar todas as candidaturas, avaliar cada currículo e rejeitar aqueles que não se enquadram. Por esse motivo, às vezes, as empresas não divulgam suas vagas publicamente e entram em contato diretamente com possíveis candidatos.

A empresa planeja demitir um funcionário e não quer que ele saiba que estão procurando outra pessoa para o seu cargo. O empregador tenta não provocar a demissão do especialista antes do prazo. Especialmente se for um funcionário de alto nível, pois a busca por um novo funcionário pode levar meses.

Como encontrar vagas de acesso restrito?

Você pode procurar vagas de acesso restrito ao mesmo tempo em que procura vagas disponíveis para todos: assim, você terá mais chances de encontrar um emprego adequado. Veja a seguir como fazer isso.

Entre em um programa de recomendações. As empresas têm programas de recomendações: acontece quando um funcionário recomenda um amigo e recebe uma recompensa se ele for a pessoa selecionada para a função. Portanto, se você deseja trabalhar em uma empresa específica, precisa entrar em um sistema de recomendações. Para isso, você deve encontrar alguém que já trabalhe na empresa, de preferência em uma função próxima a que você almeja. Ofereça a ele a possibilidade de recomendá-lo à empresa e, que se você for adequado à vaga e for contratado, ele receberá um bônus.

Esteja no banco de candidatos. Normalmente, os empregadores montam seu próprio banco de candidatos, composto por pessoas que podem se adequar à empresa, mas que ainda não foram aprovadas para nenhuma função disponibilizada até o momento. Quanto maior a empresa, mais provável é que ela tenha um banco de dados desse tipo.

Os recrutadores adicionam pessoas a esse banco próprio de dados a partir de candidaturas de sites de empregos, redes sociais e currículos recebidos por e-mail e através do programa de referência. Quando uma vaga é aberta, profissionais disponíveis nesse banco são avaliados internamente para ver se encaixam-se às posições abertas no momento. Para fazer parte desse grupo, você deve contar ao empregador sobre si mesmo e interessá-lo com seu currículo. Vamos falar mais sobre como elaborar um currículo de sucesso em outro módulo.

Comunique-se com agências de recrutamento. O objetivo dessas empresas é auxiliar grandes empresas a encontrarem bons profissionais do mercado. Esse tipo de serviço é acionado devido a diversos motivos: 

  1. Quando a empresa não possui um recrutador próprio.
  2. Quando há um recrutador, mas ele não consegue lidar com a quantidade de trabalho em um determinado momento.
  3. Quando a busca tem um prazo muito apertado ou é muito específico. Por exemplo, a missão é encontrar um Diretor Comercial com experiência em vendas na América Latina em até 2 meses. Nesse caso, é mais conveniente para as empresas recorrerem a recrutadores que conhecem esses candidatos e entendem como esse mercado funciona.
  4. Quando é necessário atrair pessoas específicas de empresas específicas - nesse caso, a agência tem mais experiência e pode fazer essa mediação com mais facilidade.
  5. Quando a vaga está sob um NDA (Acordo de Não Divulgação). Nesse caso, os recrutadores não podem publicar a vaga nem mencionar a empresa até que você assine um documento de confidencialidade.

Se uma agência de recrutamento entrar em contato com você, não a ignore: eles podem oferecer uma vaga que não está disponível em nenhum outro lugar. E se forem profissionais, converse com eles e valorize o contato. Recrutadores profissionais podem informar sobre o que está acontecendo no mercado de trabalho, ajudá-lo a avaliar-se como profissional e descobrir vagas e empresas adequadas ao seu perfil. Ao mesmo tempo, as agências de recrutamento podem entrar em contato com você se a vaga estiver disponível publicamente. Isso acontece quando a empresa está procurando um candidato por conta própria e, ao mesmo tempo, envolve uma agência para encontrar um funcionário mais rapidamente.

Atualize seu currículo. Recrutadores frequentemente abordam candidatos adequados diretamente, sem anunciar vagas publicamente. Isso significa que você deve atualizar regularmente seu currículo e torná-lo visível.

Como saber se uma vaga é falsa?

Na internet, podem existir vagas de emprego já fechadas ou que nunca existiram. Nem sempre são publicadas por golpistas, mas se você se candidatar a elas - e, com isso, executar todas as etapas de uma processo seletivo como atualizar seu currículo, fazer uma tarefa teste e escrever uma carta de apresentação - você vai acabar desperdiçando tempo e energia. Veja algumas formas de identificar se uma vaga existe ou não, ou até mesmo se vale a pena se candidatar a ela ou não.

A vaga está disponível há muito tempo. Se você constantemente encontra a mesma vaga há mais de um mês, é provável que ela já tenha sido fechada. Talvez a empresa tenha encontrado um funcionário, mas esqueceu de remover o anúncio. Pode ser também uma “estratégia” da empresa para conhecer candidatos de empresas concorrentes e coletar informações sobre eles dessa maneira.

Você já enviou várias candidaturas, mas não recebeu resposta da empresa. A empresa pode não saber exatamente quem deseja contratar e, dessa forma, testará as candidaturas para a vaga até encontrar o candidato adequado. Se você se candidatou várias vezes, mas ninguém responde, é melhor desapegar e procurar outra vaga.

A vaga tem poucos detalhes, mas muitas promessas de riquezas. Geralmente, na descrição dessas vagas, não é mencionado o que exatamente será necessário fazer e os requisitos são apresentados de forma muito genérica. Por exemplo, "trabalho de escritório para pessoas entre 18 a 60 anos", "procura-se uma mulher comunicativa para conduzir negociações de alto nível". Na maioria das vezes, tais anúncios escondem algo ilegal ou um esquema de pirâmide financeira. Fuja da candidatura para essas vagas.

Vagas em sites agregadores. Ao contrário dos sites de emprego, os agregadores publicam vagas sem a permissão dos empregadores. Eles coletam anúncios de sites de carreira, emprego e redes sociais e, em seguida, publicam em suas próprias plataformas para ganhar dinheiro com publicidade ou assinaturas.

Nós não recomendamos de forma alguma procurar vagas em agregadores, pois eles podem omitir detalhes, alterar a descrição ou publicar uma vaga que já foi fechada há muito tempo. A vaga em agregadores pode permanecer no site por mais de um ano, mesmo se a empresa já a removeu de sua própria plataforma. Se você se candidatar a uma dessas vagas, é quase certo de que não receberá uma resposta e ainda pode ficar recebendo e-mails e divulgações indesejadas.

Para distingui-lo de um site de emprego verdadeiro, analise onde eles sugerem que você se candidate: se é para entrar em contato diretamente com o empregador ou seguir um link para outro site. No segundo caso, provavelmente trata-se apenas de um site agregador.

Você consegue identificar golpistas?

Golpistas costumam prometer maravilhas, mas não pedem nada em troca. Vamos ver se você consegue identificar as vagas de emprego deles.


Pergunta

Maria encontrou uma descrição de vaga muito atraente em uma empresa de cosméticos, com horário flexível e bom salário. O nome da empresa está oculto, as tarefas não são descritas e o endereço de e-mail é @gmail.com. Devemos aconselhá-la a se candidatar?


Pergunta

Paulo está procurando urgentemente um emprego. Ele verifica todas as vagas atuais que pode encontrar, aumentando assim as chances de ingressar rapidamente em uma nova empresa. Vale a pena também conferir os sites agregadores?


Para onde enviar o currículo?

Às vezes, as pessoas precisam tanto de um emprego que começam a enviar currículos sem critérios e em qualquer lugar – o que é chamado de "procurar no frio". Nesse caso, as chances de receber uma resposta é bem pequena. Para aumentar suas chances de ser notado positivamente, recomendamos que envie seu currículo especificamente para as empresas. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso.

Para o e-mail da empresa. Envie seu currículo por e-mail ou preencha o formulário de candidatura no site de carreiras da empresa. Dessa forma, sua candidatura certamente chegará ao destino e será dada a devida atenção.

Para o recrutador da empresa. Você pode encontrar os contatos dos recrutadores na internet ou nas redes sociais da empresa. Assim, você chamará a atenção mesmo se a empresa não tiver vagas disponíveis publicamente. Reserve um tempo para escrever uma carta de apresentação para ser enviada junto ao seu currículo. Falaremos mais sobre como escrevê-la em outra seção.

Para seu futuro chefe. O mesmo princípio se aplica ao recrutador: escreva um e-mail para o responsável pela área em que deseja trabalhar. O chefe pode encaminhar seu currículo ao recrutador e, se vocês se conhecerem, suas chances de conseguir o emprego serão ainda maiores.

Para uma agência de recrutamento. As agências de recrutamento podem ter várias opções de vagas adequadas ao seu perfil. Além disso, você entrará na base de dados da agência, que funciona da mesma maneira que a das empresas: primeiro, eles enviam vagas para sua base de dados e só depois as disponibilizam publicamente. Nesse caso, também é importante escrever uma boa carta de apresentação.

Para conhecidos. Escreva para pessoas que você conhece e que trabalham em posições ou empresas de seu interesse. A habilidade de estabelecer conexões profissionais é poderosa e é chamada de networking, use-a! É um dos canais mais eficazes para encontrar um emprego. Apesar dos processos automatizados de recrutamento, é muito mais fácil para as empresas encontrar funcionários por meio de referências e indicações.

Mesmo que você tenha enviado seu currículo por meio do formulário no site, continue procurando por conhecidos que possam apresentá-lo. Há casos em que o candidato não era considerado inicialmente, mas alguém dentro da empresa convenceu os recrutadores a dar uma chance. E no fim do processo, o candidato se mostrou perfeito à vaga.

Vamos ver se você entendeu os canais de busca


Pergunta

Fernanda está tentando estabelecer prioridades e planejar o envio de currículos. Onde aconselhamos que ela envie seu currículo primeiro? Qual canal funcionará mais rápido?


Pergunta

Cláudio está de olho em várias vagas de emprego e precisa da opinião de um especialista no mercado de trabalho. O que aconselhamos?


Conclusões

  1. Não se esqueça de que existem muitas opções de busca, mas é importante escolher aquelas que trarão mais resultados para você.
  2. Se você precisa encontrar um emprego rapidamente, vá para sites de emprego e explore vagas de acesso público, responda a vagas em banners publicitários.
  3. Agências de recrutamento, eventos de contratação e conferências são úteis para a busca, mas é importante entender que nem sempre são as formas mais rápidas de se encontrar um emprego.
  4. Procurar emprego é um trabalho. Talvez, para o seu objetivo, você precise enviar 50, 100 ou 500 currículos por semana.
  5. Para não esquecer onde enviou seu currículo, qual era a empresa e a posição, você precisa de uma abordagem sistemática. Portanto, crie uma planilha para acompanhar suas candidaturas e vá incluindo os dados assim que obter retornos e repostas.

Qual o próximo passo?

A parte preparatória está concluída e agora você pode começar a elaborar seu currículo. Em outro módulo, mostraremos como analisar suas conquistas e apresentá-las de forma que até pequenas vitórias pareçam as conquistas mais vantajosas.

Reúna os canais para procurar emprego

Preparamos um modelo no qual você pode planejar etapas específicas e observar quais resultados cada canal traz. Isso te ajudará a não perder informações importantes sobre vagas interessantes e a escolher os métodos mais eficazes de busca.