O que você vai aprender.
- Para quê e para quem é necessário um currículo.
- As principais regras de um bom currículo.
- Do que é composto um currículo e como montá-lo.
- Como apresentar informações inconvenientes.
- Como falar sobre remuneração.
Para quê e para quem é necessário um currículo
Os recrutadores e as recrutadoras geralmente enfrentam dois extremos em currículos.
O primeiro é quando o candidato, ou a candidata, descreve superficialmente o último local de trabalho e suas habilidades, ou não envia o currículo de forma alguma. A pessoa acha que não tem experiência suficiente, então é melhor não escrever nada do que inventar.
O segundo é quando o recrutador, ou a recrutadora, tem que lidar com documentos de oito páginas com uma descrição detalhada do passado do(a) potencial candidato(a). Aqui, a situação é oposta: o candidato(a) acredita que é melhor mostrar todo o seu rico mundo interior para ter a certeza de conseguir o emprego.
Os candidatos e as candidatas acreditam que o currículo é necessário para o recrutador(a): "Ué, se estão pedindo, vou montar do meu jeito e eles que se entendem." Mas não é bem assim. O currículo é a sua oportunidade de mostrar rapidamente por que você deve ser considerado(a) para a vaga. Além disso, analise sua experiência e supere a síndrome do impostor.
No entanto, o currículo não é uma autobiografia nem um portfólio de projetos, mas um breve resumo de sua experiência. É como um trailer de filme - mostra o mais interessante para que os espectadores e espectadoras se interessem e comprem ingressos.
O currículo será analisado pelo(a) gerente de recrutamento e/ou RH e pelo(a) responsável pela contratação - chefe do departamento em que você trabalhará. Será avaliado:
- se você sabe estruturar informações;
- como você prioriza isso;
- se você sabe formular pensamentos claramente;
- se você sabe apresentá-los de forma ordenada.
Em média, um recrutadores gastam de 10 a 15 segundos na primeira análise de um currículo. Se o currículo for interessante, ele será lido com mais detalhes e encaminhado à pessoa responsável pela contratação, ou o candidato ou a candidata será convidado(a) imediatamente para uma entrevista.
Portanto, é muito importante aprender a descrever sua experiência de forma breve e clara em um currículo. Nesta lição, mostraremos como criar um currículo que faça com que você seja convidado(a) para uma entrevista ou que, pelo menos, receba uma resposta.
Quem você convidaria para uma entrevista?
Imagine que você está contratando uma pessoa gerente de escritório para sua equipe, que será responsável por preparar contratos e realizar outros trabalhos administrativos. As tarefas específicas da vaga são:
- Preparar documentos e ajudar outros funcionários a aprová-los: contratos, faturas, atos.
- Gerenciar o fluxo de documentos da empresa: monitorar o status dos documentos, gerenciar o arquivo físico.
- Preparar documentos para os funcionários: viagens de negócios, folhas de férias.
Em resposta à vaga de "Gerente Administrativo", vários candidatos enviaram seus currículos para você. Estude-os e tente responder a perguntas como: É fácil ler este currículo? Você tem informações suficientes para convidar o candidato, ou a candidata, para uma entrevista? O que parece desnecessário? Decida quem você convidará para uma entrevista.
Principais regras para um bom currículo
Geralmente, ninguém ensina como escrever um currículo. Por isso, quando chega a hora de procurar um emprego e falar sobre si mesmo, as pessoas sentem dificuldade. Mas se você não consegue escrever um currículo, isso não significa que você seja um mau funcionário, ou má funcionária. Isso significa que você ainda não tem experiência suficiente e falta feedback para ajudá-lo(a) a encontrar erros e melhorar seu currículo. Vamos tentar corrigir isso agora.
Um bom currículo, como qualquer texto, é escrito em várias etapas:
- Escrever.
- Deixar de lado.
- Estruturar.
- Editar.
- Mostrar a um amigo(a), colega ou recrutador(a) conhecido(a).
- Reler.
- Atualizar.
Recomendamos atualizar seu currículo a cada seis meses ou um ano. Assim, você terá sempre uma versão atualizada. Aqui estão as principais regras para te ajudar a criá-lo.
O currículo deve ser curto. Não é necessário incluir toda a sua experiência de vida no currículo. Ele deve ter uma ou duas páginas no máximo. O currículo deve descrever a experiência mais relevante - aquela que melhor se adapta à vaga.
Se você quiser descrever um longo período, pode indicar tudo em um único parágrafo. Isso ajudará a economizar espaço e evitar lacunas. Por exemplo: "trabalhei como designer em agências de marketing de 2006 a 2020". Falaremos mais sobre isso ao longo da lição.

Este é um exemplo de currículo curto - ocupa apenas uma página.
Não minta. As empresas continuam a verificar os candidatos e candidatas durante todo o período de experiência, e até mesmo após a contratação. Se você mentir e depois descobrirem, na melhor das hipóteses, isso prejudicará sua reputação. Portanto, é melhor não esconder, mas apresentar de outra forma. Falaremos mais sobre isso mais adiante na lição.
Não exagere no design. Um currículo é um documento, mas não há regras rígidas para sua formatação, você pode formatá-lo como quiser. Em sites de emprego como o hh.ru, você não precisa formatar nada, basta preencher os campos necessários. O site irá compilar o currículo em um documento e anexá-lo à sua candidatura.
No entanto, às vezes você precisa formatar o currículo por conta própria - por exemplo, para anexá-lo a um e-mail ou enviá-lo por correio. Neste caso, é melhor formatar o currículo no Notion ou em um documento PDF separado. Ou crie um site curto no ou Readymag - você pode fazer isso gratuitamente em duas ou três horas.
Não há requisitos únicos para a formatação do currículo, o importante é evitar muitas cores e elementos. Mesmo que pareça divertido e destaque você em relação aos outros candidatos, não cometa esse erro: a informação será perdida no design turbulento. Tente encontrar um equilíbrio entre beleza e clareza: é melhor fazer um currículo em uma folha branca do que exagerar nos enfeites.

Em sites de emprego, existem campos obrigatórios - como experiência profissional. Mesmo que você não tenha nada para escrever nesse campo, não o preencha genericamente, tente escrever algo que ajudará a pessoa recrutadora a entender que você é adequado(a) para eles. Falaremos mais sobre isso na próxima lição.

Algumas pessoas formatam seus currículos e portfólios no "Notion" - um serviço para gerenciamento de projetos e organização de informações. Nele, você pode inserir links e dispensar campos desnecessários, como em sites de emprego.
Do que consiste um currículo
Um currículo é um documento de texto com sua própria estrutura e lógica. Aqui está o que o recrutador, a recrutadora, espera ver ao abrir um currículo:
- Seu nome.
- Contatos - como entrar em contato com você.
- A vaga que você está concorrendo.
- Uma breve introdução - quem você é e quais problemas deseja resolver.
- Experiências anteriores - o que você fez antes.
- Educação - onde e o que você estudou.
- Palavras-chave - suas habilidades profissionais e as ferramentas que você usa.
- Referências - o que outros empregadores, empregadoras, dizem sobre você.
Esta será a estrutura do currículo - ela apresentará melhor sua experiência anterior. Vamos contar como descrever cada bloco para caber tudo em uma ou duas páginas e não esquecer nada.
E se você já tem um currículo, abra-o e compare-o com as recomendações conforme você avança na lição. Marque o que você fez bem e o que ainda precisa ser aprimorado - assim você terá um checklist personalizado com ações específicas. Para isso, preparamos um modelo especial - nele você pode registrar suas observações.
Checklist: o que atualizar no currículo

O QUE COMPÕE UM CURRÍCULO
Seu nome
Aqui é simples: escreva seu nome e sobrenome ou nome, nome do meio e sobrenome, dependendo do tipo de trabalho que você está procurando e como está acostumado(a) a ser chamado. Por exemplo, em organizações governamentais, as pessoas geralmente se chamam pelo nome e sobrenome paterno, portanto, é apropriado indicar o nome completo. Mas se você está procurando um emprego em um ambiente mais digital, basta escrever seu nome e sobrenome.
No entanto, não indique apenas o primeiro nome. Isso causa suspeita: o recrutador, ou a recrutadora, não poderá verificar você no banco de dados e entender se você já se candidatou a vagas na empresa antes.
O QUE COMPÕE UM CURRÍCULO
Contatos
Forneça apenas os contatos pelos quais você responde. Não faz sentido indicar todos os e-mails e telefones se você raramente os usa e pode perder uma chamada ou mensagem. Escolha de um a três contatos principais, por exemplo, telefone, nome de usuário do Telegram e e-mail.
Recomendamos adicionar um endereço de e-mail - isso é muito importante para o empregador, a empregadora. É por e-mail que o recrutador, a recrutadora, poderá verificar se você se candidatou a vagas na empresa antes.
Aqui está uma dica: os candidatos geralmente não prestam atenção ao endereço de e-mail e, em seguida, a empresa recebe e-mails de maugli773, iamcat226 e superdinozavr87. Isso geralmente acontece se o e-mail foi criado há muito tempo, quando as pessoas tentavam fazer piadas até mesmo no endereço de e-mail. Agora parece estranho, especialmente se você está se candidatando a uma posição séria, como gerente.
Portanto, antes de deixar seu e-mail, verifique seu endereço. Se contiver uma frase engraçada ou um apelido de jogo, crie um novo, mais neutro. Use suas iniciais, sobrenome, especialidade.
O QUE COMPÕE UM CURRÍCULO
A posição que você está buscando
Aqui você pode indicar um papel específico, como de um(a) profissional de marketing, ou vários, mas neste caso, eles devem estar relacionados à mesma especialização. Ao mesmo tempo, um dos papéis deve corresponder ao nome da vaga.
Por exemplo, não faz sentido escrever que você está procurando um emprego como contador(a) e animador(a) ao mesmo tempo. Neste caso, é melhor fazer dois currículos diferentes. E em cada um deles, indique várias funções: "Contador(a) de folha de pagamento / Contador(a) de documentos primários / Contador(a)".
Como formular a posição?
PERGUNTA
Maria continua preenchendo seu currículo - chegou a hora de definir a posição. Em seu trabalho anterior, ela lidava com contabilidade financeira e planeja continuar trabalhando nesta área. Qual é a melhor maneira de formular a posição no currículo para chamar a atenção do empregador, da empregadora?
- Gerente Financeiro
- Gerente de contabilidade financeira e tarefas relacionadas
- Especialista Sênior em estruturação de informações contábeis-financeiras

Este é um exemplo de uma posição mal formulada: será difícil para o recrutador entender exatamente qual papel a candidata está buscando. Além disso, nenhuma dessas funções é explicada: quais projetos a candidata gerencia e quem ela treina especificamente - não está claro.

Ainda outro exemplo ruim. Aqui a candidata indicou três funções diferentes, é impossível entender para qual ela está se candidatando.

Este é um exemplo perfeito de má formatação de posição: existem cinco funções aqui, todas de áreas diferentes.

Esta é uma opção aceitável. A candidata indicou funções aproximadamente na mesma área, mas então aparece a especialização de treinadora de negócios, que desfoca tudo.

Mas aqui está tudo bem: a candidata indicou uma função em português e inglês.

Aqui também está tudo bem: a candidata escreveu sua especialidade e a explicou entre parênteses.

Um currículo como este também não desfoca da posição.
O QUE COMPÕE UM CURRÍCULO
Breve introdução
Esta é uma breve descrição da sua experiência. Escreva um parágrafo sobre quem você é como profissional, quais são seus pontos fortes e o que você deseja fazer no trabalho - tudo com foco nos benefícios para os negócios. A introdução pode ficar assim:
Sou gerente de projetos de TI. Trabalho na área há 10 anos, sendo 5 deles gerenciando projetos complexos e de grande porte. Normalmente trabalho com equipes de mais de 15 pessoas. Sei planejar estratégias de desenvolvimento tecnológico para empresas com rede de filiais, gerenciar projetos de desenvolvimento de forma ágil e definir tarefas. Desenvolvo políticas e arquiteturas de TI, conduzo negociações com clientes, gerencio suas expectativas e engajamento.
Ou assim:
Sou gerente de produto e analista de negócios. Gerencio projetos há mais de quatro anos, trabalhando em desenvolvimento sob demanda, negócios e análise de sistemas. Nos projetos, descrevo requisitos de negócios e histórias de usuários. Preparo protótipos no miro ou figma. Tenho experiência em um projeto complexo "Nome do projeto + nome da empresa", onde havia 70 entradas provenientes de diferentes bancos de dados, e minha equipe e eu consideramos todos eles ao coletar análises. Trabalhamos com um orçamento de mais de 50.000 usuários ativos por dia.
No entanto, na introdução, não é recomendável impor condições ao empregador, ou empregadora - escrever quais vagas são adequadas para você e quais não são. Quanto mais condições você impõe, menores são as chances de o empregador, ou a empregadora, querer trabalhar com você.
Se você deseja impor condições, é melhor fazer isso durante a entrevista ou na etapa de discussão da oferta. O objetivo do currículo é fazer com que você seja convidado(a) para essa entrevista.

Não é aconselhável colocar condições no currículo desta forma.

Neste exemplo, tudo está invertido: quem deve informar a quem e o quê.
O QUE COMPÕE UM CURRÍCULO
Experiência anterior
Aqui, você precisa escrever onde e quando trabalhou, o que fez e qual posição ocupou. Preencha este bloco da experiência mais recente à mais antiga: primeiro fale sobre o último emprego e, em seguida, sobre os outros.
Onde e quando trabalhou. Aqui é simples: escreva as datas, o nome da empresa, o cargo. Ao lado do nome da empresa, coloque imediatamente um link para o site e escreva brevemente o que ela faz. Por exemplo:
02.2019 - até o momento, "Acme" Ltda., www.acme.com.br
Fornecimento de equipamentos para corte e costura no Brasil e países da América do Sul
Diretor de Vendas
Qual posição ocupou. Escreva o cargo em palavras compreensíveis e comumente aceitas. Por exemplo, se no trabalho anterior o cargo era chamado de "Especialista em liberação de trabalhos aprovados de primeira categoria", não escreva isso no currículo, pois ninguém vai entender. Reformule de forma mais simples - "Especialista em controle de qualidade".
Às vezes, um funcionário, ou uma funcionária, acumula várias posições. Se este for o seu caso, deixe apenas o cargo para o qual você está se candidatando no currículo. Por exemplo, você trabalhou como gerente de produto, mas também desenvolveu negócios e agora está procurando trabalho apenas na área de desenvolvimento de negócios. Nesse caso, você deve indicar "Gerente de Desenvolvimento de Negócios" e deixar a história de gerente de produto para a entrevista.
O que você fez. Aqui, você deve responder à pergunta "O que você fez?" Isso ajudará você a lembrar dos fatos e resultados alcançados - é isso que você deve indicar. E você também deve escrever como seu trabalho afetou a equipe, o departamento ou a empresa como um todo. Isso é expresso em números e indicadores específicos - por exemplo, aumentou as vendas em 200%, atraiu 500 clientes, gerou receita de R$ 2 milhões.
Os números ajudam a mostrar objetivamente o que você alcançou e por que isso é bom. Você pode escrever "Eu corrigi tarefas de casa", mas neste caso, será difícil entender se isso é bom ou ruim. Mas se você escrever "Eu corrigi 10-30 tarefas de casa por dia, o que representa cerca de 30% do volume total de trabalho da empresa" - isso é muito mais claro. No entanto, tenha cuidado: ao fornecer números, certifique-se de não divulgar informações confidenciais da empresa.
Se você está mudando de campo e a experiência anterior não se aplica à vaga atual, indique as tarefas que ajudaram você a crescer como profissional e pessoa. Por exemplo, você costumava lidar com compras - revisava e avaliava grandes volumes de informações. Isso significa que você sabe se concentrar e identificar rapidamente o que é importante - é isso que você pode escrever. Essa não é a solução ideal, mas mostra que você pode usar a experiência anterior e adaptá-la às novas circunstâncias.

Este é um exemplo ruim de descrição de experiência anterior - há muita informação irrelevante, tudo é descrito em termos de processos e não há resultados:

Exemplo melhor: há um resultado específico, mas não está claro a que se refere, falta contexto.

Este é um bom exemplo. Há números da métrica em que a pessoa candidata trabalhou. A partir desta descrição, é possível entender como esses números foram alcançados.
O QUE COMPÕE UM CURRÍCULO
Educação
Recomendamos colocar a educação no início do currículo somente em três casos:
- Você está se candidatando a um doutorado ou PhD;
- A educação é crucial para o trabalho ao qual você está se candidatando: por exemplo, você é médico(a), especialista em segurança da informação, professor(a);
- Você não tem experiência de trabalho e está procurando emprego pela primeira vez, portanto, a educação é a chave para suas qualificações.
Em todos os outros casos, mencione a educação após a experiência de trabalho. Aqui, você deve listar apenas cursos relevantes dos últimos três a quatro anos. Se você frequentemente participa de cursos ou treinamentos, escolha aqueles que melhor se adequam à vaga para a qual está se candidatando.

Este é um exemplo ruim - há muitos cursos aqui. Neste caso, eles devem ser agrupados por categorias e enfatizar aqueles que são importantes para o diretor, a diretora de marketing.

Aqui, são listados cursos ao longo de 12 anos - esse é um intervalo muito longo e parte deles já está desatualizada.

Aqui está melhor. No entanto, o currículo apareceu no site em 2022 e o candidato, a candidata não melhorou suas qualificações desde 2004, embora seja médico(a). Isso pode afastar um potencial empregador ou empregadora.

Este é um bom exemplo. Foram mencionados cursos recentes - isso significa que a pessoa candidata está interessada em sua área e continua a crescer profissionalmente.
O QUE COMPÕE UM CURRÍCULO
Palavras-chave
São palavras, programas e habilidades profissionais relacionadas à sua profissão. Por exemplo, um redator pode escrever: revisão de texto, redação de artigos, gerenciamento de grupos em redes sociais, entrevistas, trabalho com pessoas.
As palavras-chave são usadas para que os robôs de busca encontrem seu currículo. Geralmente, nos sites de emprego, há um bloco separado no currículo para palavras-chave. Para preenchê-lo, você precisa escolher as palavras adequadas. Se você não estiver criando um currículo em um site de empregos, escreva as palavras-chave em uma ou duas linhas.
Escolha apenas as palavras que se aplicam a você e confirmam suas habilidades profissionais; não é necessário mencionar qualidades pessoais. Se você mencionar programas, indique apenas os importantes. Por exemplo, se você é contador, ou contadora, não escolha o Microsoft Office, mas sim um programa especializado como o "Xero".
Não ignore esta seção do currículo. Os recrutadores usam palavras-chave para encontrar os candidatos, as candidatas ideais no banco de dados de empregadores e empregadoras. Se você não preencher isso, não será possível te encontrar. Além disso, as palavras-chave ajudam a avaliar rapidamente se você atende aos requisitos da vaga ou não.

Bom exemplo. Foram mencionadas habilidades adequadas para a vaga de especialista em administração de pessoal.

Este é um mau exemplo de palavras-chave na mesma vaga.
O que adicionar nas palavras-chave?
PERGUNTA
Maria tem uma amiga que também está mudando de emprego - ela planeja se tornar editora em uma pequena empresa. Quais palavras-chave ela deve adicionar?
O QUE COMPÕE O CURRÍCULO
Referências
Referências são o seu histórico profissional fornecido pelos ex-empregadores e ex-empregadoras. No Brasil, cartas de recomendação raramente são anexadas a currículos; em vez disso, os candidatos e as candidatas geralmente fornecem referências de gerentes e clientes com os quais trabalharam. O recrutador, ou a recrutadora pode entrar em contato com essas pessoas para saber como você trabalhou, o que fez e que tipo de profissional era no passado.
Se possível, forneça seus referenciadores. No entanto, não forneça informações de contato direto: por lei, é proibido divulgar dados pessoais de terceiros sem o consentimento por escrito. Em vez disso, escreva o nome, sobrenome, cargo e empresa.
Verifique com o referenciador se você pode fornecer seus dados e qual é a melhor maneira de fornecer contato caso o recrutador, a recrutadora queira conversar. Lembre-se de o referenciador por ser contactado na sua ausência, então avise-o com antecedência.

Aqui é feita referência aos recomendadores, mas não são divulgadas informações pessoais - isso é aceitável.

Aqui, são fornecidos todos os dados - isso não deve ser feito.

O mesmo problema - é revelado o e-mail pessoal do gerente.

Aqui está - o número de telefone pessoal.
Como apresentar informações desconfortáveis
No histórico profissional, às vezes há momentos que são difíceis de apresentar em um currículo. Por exemplo, não está claro como explicar que você trabalhou por três anos no seu próprio negócio ou ajudou clientes como freelancer. Os recrutadores, as recrutadoras chamam esses momentos de "desconfortáveis", mas na verdade não há nada de errado com eles. Veja como falar sobre momentos desconfortáveis no seu currículo.
Intervalos no trabalho. No currículo, não deixe lacunas e não distorça o tempo de trabalho - não escreva que trabalhou em uma empresa por cinco anos, embora em dois dele você estivesse doente. Se você teve uma longa pausa, conte honestamente por que não estava trabalhando. Por exemplo, estava de licença-maternidade, descansando, doente, abrindo um negócio, cuidando de um parente.
Para descrever intervalos longos, existe um termo especial - "sabático". É quando você está na empresa, mas na verdade não está trabalhando. O sabático é frequentemente usado em empresas estrangeiras, especialmente nos círculos científicos. Assim, a empresa concede ao funcionário, à funcionária uma folga, mas sem haver demissão.
Se durante a pausa você fez algo relacionado à sua profissão - conte sobre isso.
Se fez algo diferente, use o mesmo princípio que para estudantes: anote as habilidades que serão úteis para o seu empregador, sua empregadora em potencial.
Se não fez nada, diminua suas expectativas e escreva honestamente sobre isso. Nesse caso, você se torna menos competitivo, então a falta de experiência pode ser equilibrada por outros parâmetros: salário mais baixo, cargo, tamanho da empresa ou tarefas.
Deficiência. Se a deficiência afeta seu trabalho, você deve informar. Assim, o empregador, a empregadora pode preparar tarefas e um local de trabalho confortáveis para você, e não violar a lei. Se a deficiência não atrapalhar - você pode não escrever, a decisão é sua.
Por exemplo, se um candidato, ou uma candidata não pode se mover independentemente, mas trabalha sem problemas em um computador e procura um trabalho remoto para escrever textos, não há necessidade de mencionar a deficiência.
Experiência como freelancer. Alguns empregadores consideram o trabalho freelance como um trabalho paralelo não sério. Para evitar mal-entendidos, recomendamos indicar o trabalho freelance no currículo da mesma forma que qualquer outro trabalho.
Se você trabalhou como freelancer para uma empresa, escreva sobre isso no currículo com a anotação "Colaborador externo" ou "Trabalho de projeto". Não liste a empresa como empregador, empregadora principal se você trabalhou com ela como freelancer, pois isso pode dar uma má impressão.
Por exemplo, um recrutador ou recrutadora decide verificar como você trabalhou na empresa e descobre que ninguém sabe de você lá, porque você colaborou remotamente com um gerente. Ele ou ela pode pensar que você se confundiu ou tentou burlar o processo seletivo.
Se você teve muitos projetos, não precisa listar todos eles. Indique apenas aqueles relevantes para a vaga atual e os mais significativos. Por exemplo, trabalhar com uma empresa conhecida ou um projeto que ganhou destaque adicional.

Aqui está um bom exemplo de trabalho freelance em um currículo. Foi mencionado o envolvimento em uma prática privada: trabalho em projetos por conta própria.

Aqui também está tudo bem - há uma nota sobre trabalho em projeto.

Este é um exemplo ruim de currículo freelancer. O candidato escreve que trabalhou como freelancer por 14 anos, mas não fica claro o que ele fez especificamente.

Aqui está tudo bem: há uma especialização, a experiência freelance é mencionada e está claro o que o candidato fez e para quem.
Experiência em negócios próprios é outra questão controversa para os empregadores e empregadoras. Algumas empresas exigem experiência em negócios próprios: esses funcionários(as) sabem como gerenciar processos e riscos, podem lidar com dinheiro e assumir responsabilidades. Por outro lado, outros evitam esses funcionários(as) porque são muito independentes, difíceis de gerenciar e, se algo não agradar, podem retornar ao seu negócio.
Recomendamos tratar a atitude em relação aos negócios próprios como um filtro de trabalho. Se você está disposto a trabalhar com uma empresa que acredita que essa experiência é prejudicial, não mencione seu negócio. Se não, sinta-se à vontade para incluí-lo e ignore aqueles que não veem isso como uma vantagem.
Para descrever a experiência de negócios no currículo, escolha tarefas que atendam aos requisitos do cargo para o qual você está se candidatando.

Aqui está um exemplo de como descrever sua experiência de negócios
Informações pessoais nas redes sociais. Recrutadores e recrutadoras no Brasil podem verificar suas redes sociais, mesmo que você não as mencione no currículo. Portanto, recomendamos que você restrinja o acesso às suas contas de redes sociais a desconhecidos, a menos que você escreva sobre tópicos profissionais nelas. Mesmo que você tenha um conteúdo neutro, o empregador pode não gostar de algo, e você perderá uma oportunidade de emprego potencial. Portanto, é melhor não arriscar.
Como falar sobre remuneração no currículo
A questão de mencionar o salário esperado no currículo é controversa. Lembre-se de que a empresa pode considerar o salário antes de deduzir impostos ou a remuneração total com bônus, plano de saúde, seguro, etc., enquanto você pode estar pensando no salário líquido.
Portanto, recomendamos mencionar o salário se você não está disposto a considerar uma posição que pague menos e sabe com certeza que eles podem pagar esse valor. Para descobrir quanto é pago no mercado de trabalho, converse com colegas da área ou consulte um(a) consultor(a) de carreira. A desvantagem dessa abordagem é que a maioria das empresas dificilmente pagará mais. A vantagem é que você eliminará aqueles que não estão dispostos a pagar o valor necessário.
Se você estiver disposto, disposta a discutir dinheiro e condições, não mencione o salário. Ou, se você é um profissional altamente qualificado e sabe com certeza que ninguém oferecerá menos do que um determinado valor.
TAREFA
Elabore um currículo
Nesta lição, analisamos detalhadamente cada seção do currículo, mostrando exemplos bons e ruins. Agora é sua vez - crie ou atualize seu currículo com base nas anotações feitas durante a lição. Abra o documento com a tarefa para salvar um modelo de currículo e realizar exercícios que ajudarão a apresentar experiências anteriores.

Lembre-se
- O currículo é a sua oportunidade de mostrar rapidamente por que você deve ser considerado(a) para a vaga.
- Em média, os recrutadores e as recrutadoras gastam de 10 a 15 segundos para dar uma primeira olhada no currículo, por isso é importante torná-lo claro, conciso e informativo.
- Não minta, estenda o currículo para mais de uma ou duas páginas ou exagere no design.
- Tente descrever experiências anteriores com verbos de ação, números, fatos e resultados específicos.
- Situações desconfortáveis no currículo também podem ser apresentadas de forma vantajosa; o principal é entender como sua experiência é útil para o novo emprego.
- Mencione o salário se você não estiver disposto a considerar uma posição que pague menos e saiba com certeza que eles podem pagar esse valor. Não mencione se estiver disposto a discutir condições e dinheiro pessoalmente.
Próximos passos
O currículo está pronto, mas isso não é tudo. Uma parte importante da aplicação é a carta de apresentação. Falaremos sobre como elaborá-las na próxima lição.